O juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), Paulo César Alves das Neves, e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Romério do Carmo Cordeiro, apresentaram ao desembargador-presidente, Leobino Valente Chaves, nesta segunda-feira (16), o prêmio Conciliar é Legal, recebido na noite de terça-feira (10), em Brasília (DF). Esta é a quinta vez que o Tribunal goiano conquista este reconhecimento, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela sua atuação na Semana Nacional de Conciliação (SNC).
“A premiação nos dá a certeza de que o tribunal tem desenvolvido com bastante eficiência e resultado as metas que lhe são postas”, afirmou Leobino Valente Chaves. De acordo com o presidente do TJGO, o prêmio demonstra com clareza a eficácia do TJGO, principalmente se considerado o quantitativo de solução de conflitos resolvido durante a SNC. “Alcançamos um número que sobrepõe o somatório do que foi alcançado por todos os outros tribunais estaduais em conjunto. É obvio que isso não se deve à pessoa do presidente necessariamente, mas ao conjunto de esforços e comprometimento de toda equipe de trabalho estruturada para esse fim”, disse Leobino Chaves, que ressaltou ainda a “coordenadoria do diligente juiz Paulo César Alves das Neves e do juiz Romério do Carmo Cordeiro”, que, na época, era o coordenador-adjunto do Nupemec.
No entanto, para o juiz Paulo César Alves das Neves, o bom resultado obtido pelo TJGO só foi possível graças a colaboração da administração do TJGO. “O apoio do presidente foi fundamental para que o nosso esforço fosse reconhecido nacionalmente na área da conciliação”, destacou, ao informar que no fim desta semana uma comitiva de Brasília virá ao Tribunal goiano para conhecer o trabalho do Nupemec.
Na Semana Nacional da Conciliação, promovida em novembro do ano passado, o TJGO realizou mais de 98 mil audiências, resultando em 96 mil acordos. O Tribunal da Bahia, que ficou em segundo lugar, alcançou 29 mil acordos. “Este é o nosso quinto prêmio, ou seja, este é um trabalho que vem, ao longo dos anos, sendo muito bem executado”, arrematou Leobino. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)