O Curso Básico de Mediação Judicial para servidores da Polícia Civil, que está sendo realizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) começou nesta quinta-feira (13), com a participarão de 32 servidores, entre os quais escrivães, agentes e delegados, indicados pela Polícia Civil.
As aulas serão ministradas por quatro instrutores, capacitados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e habilitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Escola Superior da Polícia Civil, situada na Avenida Planalto, Jardim Bela Vista, em Goiânia.
“Nosso objetivo é a formação de mediadores na Polícia Civil, para que a gente possa levar a mediação e a conciliação para dentro das delegacias de polícia. Nós vamos possibilitar que o agente da polícia civil possa resolver o conflito na delegacia de uma forma mais rápida”, explicou o juiz Paulo César Alves das Neves, coordenador do Nupemec.
O presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil, Fábio Vilela, disse que, a partir desta parceria, a ideia é firmar um convênio que autorize os agentes a fazerem as mediações conforme a lei estabelece, trazendo segurança ao servidor e às partes envolvidas. “Isso tudo faz com que a nossa atividade seja prestada com maior qualidade e eficiência para a comunidade”, informou.
As aulas serão ministradas durante cinco dias, iniciando nesta quinta (13) e sexta-feira (14) e continuando na próxima quinta (20), sexta (21) e sábado (22). Estiveram presente na primeira aula, o diretor da Escola Superior da Polícia Civil, Daniel Adorno, e representando o Secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, Lilian de Fátima Rosa Sena Lima. (Texto: Gustavo Paiva – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)