Terminou no dia 19 de junho, em São Luís de Montes Belos, e na sexta-feira (3), em Aparecida de Goiânia, os módulos teóricos do Curso Básico de Mediação Judicial, conforme a Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os cursos foram promovidos pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), coordenado pelo juiz Paulo César Alves das Neves.
Para estarem habilitados como mediadores, os alunos deverão realizar o estágio supervisionado de no mínimo 60 horas, realizando dez audiências de mediação em casos reais. Delas, duas serão como observadores, duas como co-mediadores e seis como mediadores.
São Luís de Montes Belos
O Nupemec, com o objetivo de atender os princípios e finalidades da Comissão Estadual de Pacificação Social (Cepaz), a qual o TJGO integra, junto com os demais integrantes da comissão, trabalham em parceria para exercutar o Projeto da Mediação Escolar.
Portanto, os instrutores Adriano José da Silva Santos, Luiz Antonio Ferreira Pacheco da Costa, Thaynara Teleste e Souza e Vanessa de Almeida Santos Silva ministraram o curso para 32 alunos, dentre eles, 10 servidores do TJGO e 22 pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e assistentes sociais da Secretaria Municipal da Educação de São Luís de Montes Belos.
Durante o curso foram arrecadados 24 pacotes de fraldas geriátricas, que foram doadas para o Asilo São Vicente de Paula, localizado na comarca.
Aparecida de Goiânia
Sessenta e cinco alunos participaram do curso, ministrado nos dias 29 de junho a 3 de julho, pelos instrutores Ana Carolina Morais Garcia, Creuzeny de Matos Silva, Fernanda Duarte da Costa Valadares e Vannessa de Almeida Santos Silva (turma 1), e Regina Cássia Samora Cintra, Marielza Nobre Caetano da Costa, Luiz Antônio Ferreira Pacheco da Costa e Michelle Riad Iskandar (turma 2). As aulas foram realizadas no auditório do Tribunal do Júri dos dois fóruns de Aparecida de Goiânia.
Durante o curso, foram arrecadados brinquedos, que serão doados para montar a brinquedoteca do 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Goiânia, localizado no Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis. Os mediadores estão sendo formados para atuarem nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Aparecida de Goiânia. (Texto: Gustavo Paiva – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)