Os assessores do desembargador Carlos Escher, Francisco Provázio Lara de Almeida e Isabel Maria de Sousa, professores do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) desenvolverão, a partir do mês de agosto, pesquisas sobre o 3º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.
O 3º Centro Judiciário, localizado no campus 5 da PUC-Goiás é o primeiro no País a desenvolver pesquisas. No ano de 2013, se destacou entre os demais Centros Judiciários do Brasil e obteve o primeiro lugar em acordos realizados.
Francisco Provázio, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorando em Direito pelo UniCEUB, desenvolverá pesquisa com a temática Métodos Consensuais: Práticas Jurídicas no Terceiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Núcleo de Prática Jurídica da PUC Goiás. O objetivo é realizar uma pesquisa a partir do material coletado no Centro Judiciário para averiguar a efetividade das soluções obtidas a partir da aplicação dos métodos consensuais nos casos a ele submetidos.
Já Isabel Maria, Mestre em Psicologia pela PUC Goiás, trabalhará na temática Mediação Familiar no Terceiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da PUC Goiás: Eficácia na Ressignificação dos Vínculos Familiares. O intuito desta pesquisa é ampliar a aplicação dos métodos consensuais implementados pelo Poder Judiciário, de forma que atenda as implicações das relações intrafamiliares.
O encerramento dos trabalhos está previsto para julho de 2017. (Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)