O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Catalão, inaugurado nesta terça-feira (6) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, tem a capacidade de realizar, diariamente, 64 atendimentos, o que resulta numa média mensal de 1,4 mil.
Primeiro centro implantado no interior do Estado conforme a Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o local conta com espaço para quatro atendimentos jurídicos e duas salas de audiência em cartório. Atualmente, a comarca de Catalão conta com quase 20 mil processos. O foco principal do Centro é atender aos casos pré-processuais, aqueles em que há uma tentativa de conciliação antes mesmo do ajuizamento.
Segundo Ney Teles de Paula, esta “é uma experiência de grande sucesso na comarca da capital, que resolve milhares de demandas. Em comarcas menores, o fórum tem conseguido solucioná-las. Mas, no caso de Catalão, o Centro é algo de suma importância”, afirmou.
Com o centro judiciário, a intenção do Tribunal é entregar uma prestação jurisdicional mais rápida, mais barata e eficaz. “Quando as partes são chamadas para participar da solução por meio de acordo, é feito uma justiça mais efetiva, uma vez que ambos estão construindo a solução do seu próprio processo, o que é melhor do que uma sentença dada por um terceiro, no caso, um juiz”, observou o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, juiz Paulo César Alves.
A solenidade de inauguração contou também com a presença do diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge; diretor do Foro de Catalão, Marcos Vinícius Ayres Barreto; o prefeito da cidade, Jardel Sebba, entre outras autoridades locais. A próxima cidade a receber um Centro Jurídico de Solução de Conflitos e Cidadania será Águas Lindas de Goiás. (Texto: Geovane Gomes - Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO