O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou nesta segunda-feira (5), durante o 3º Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação, em Brasília, a data da realização da 7ª Semana Nacional de Conciliação. Será de 2 a 6 de dezembro. Em Goiânia, as audiências de conciliação serão feitas na Estação Goiânia Empreendimentos, setor Central.
O conselheiro do CNJ, Neves Amorim, ao abrir o encontro em Brasília, fez um balanço positivo da realização da Semana da Conciliação entre os anos de 2007 e 2012. Segundo ele, foram efetuados 916.916 acordos nas seis edições, “que movimentaram mais de R$ 5,3 bilhões”, informou o conselheiro do CNJ.
Na Semana Nacional de Conciliação praticamente todo o tipo de disputa pode ter uma solução por meio de acordo, como, por exemplo, aquelas relacionadas à separação, partilha de bens, acidentes de trabalho, dívidas em bancos, demissão do trabalho, situações de discriminação ou violência, dentre outros conflitos.
O cidadão que se interessa em realizar um acordo deve procurar na sua cidade o Núcleo, Centro ou Setor de Conciliação ou mesmo o fórum. Caso a outra parte deseja buscar um acordo para o conflito, será marcada uma audiência.
Representaram o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás no encontro realizado pelo CNJ, o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, juiz Paulo César Alves das Neves; a juíza da 3ª Vara de Família e Sucessões, Sirlei Martins da Costa, e o diretor do Centro de Comunicação Social, jornalista Bruno Rocha.