O juiz Vitor Umbelino Soares Junior, diretor do Foro da comarca de Rio Verde e coordenador do Movimento da Conciliação da 5ª Região Judiciária, recebeu, na última sexta-feira (5), advogados que atuam na comarca.
Eles debateram assuntos relacionados à Mediação e Conciliação, em especial a criação de uma nova secretaria do Centro Judiciário no fórum, de forma a facilitar o acesso do jurisdicionado aos meios autocompositivos de conflitos.
O magistrado explicou aos profissionais que é preciso abrir novos “canais de acesso à justiça” à população, principalmente aquela de baixa renda, que não tem condições de custear o pagamento das despesas processuais e que acaba ficando marginalizada. Ele ainda reforçou que o sistema processual brasileiro de resolução de disputas pouco tem contribuído para a efetiva solução das controvérsias que surgem no seio social.
Para Vitor, a participação efetiva dos advogados nos acordos celebrados no Centro Judiciário é de fundamental importância. “Além de contribuir para a difusão da cultura da conciliação, acaba provocando entre os jurisdicionados a melhor compreensão a respeito dos métodos autocompositivos de solução de conflitos, promovendo, assim, uma progressiva melhoria na prestação jurisdicional e consequente satisfação daquele que busca o Judiciário para resolver suas controvérsias”, enfatizou.
“Sem dúvida trata-se de importante inciativa em prol das práticas de mediação e conciliação em nossa comarca, uma vez que nem sempre a sentença resolve definitivamente o problema vivido pelas partes, ao contrário, em alguns casos, agrava o conflito social”, comentou o Marden Douglas Araújo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Rio Verde.
Benefícios alcançados
Ao final, os advogados comemoraram o retorno da sede da Turma Recursal da 5ª Região Judiciária para Rio Verde e agradeceram o atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula por cumprir a promessa feita à comitiva rioverdense que foi recebida em fevereiro deste ano. O diretor do Foro e o presidente da OAB local fizeram questão de destacar a atuação direta do juiz-auxiliar da Presidência, Reinaldo Alves Ferreira, na concretização desta antiga reivindicação da comarca. (Centro de Comunicação Social do TJGO)