Gestão à Vista é um conceito de gerenciamento organizacional que prioriza
a apresentação de indicadores de desempenho em painéis ou quadros visíveis a
todos os interessados. No tribunal de Justiça do Estado de Goiás - TJGO, esse
conceito foi implementado em 2018 por meio de uma ferramenta de Business
Intelligence - BI, que criou um painel disponibilizado à Alta Administração com
indicadores de despesa e orçamentários.
Iniciativa e Expansão
O Gestão à Vista rapidamente se transformou em um Programa abrangente, com o objetivo de evidenciar e disseminar indicadores do TJGO, alinhados à Estratégia Nacional do Poder Judiciário e às Metas Nacionais. Em 2019, visando mitigar a enorme demanda processual, foi criado o Projeto Execução Fiscal Eficiente, uma das linhas de atuação do Gestão à Vista.
Projeto Execução Fiscal Eficiente
Este Projeto inclui vários indicadores dos Processos de Execução Fiscal Municipal, promovendo maior eficiência na gestão do acervo processual. Em colaboração com as Procuradorias dos Municípios, Poderes Executivos e Legislativos Municipais, foi possível elaborar e atualizar monetariamente os valores de alçada, resultando na redução da entrada e novos processos e na diminuição do acervo existente nas unidades judiciárias. Um exemplo notável é a redução de 40% do acervo de Executivo Fiscal em uma única comarca em apenas 6 meses.
Metas Nacionais
Com base no sucesso do Gestão à Vista, novos projetos foram desenvolvidos, incluindo o Painel Gerencial das Metas Nacionais para os anos de 2022,2023 e 2024, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Este painel tem como objetivo disponibilizar informações que permitam a visualização do cenário atual, ajudando na gestão e na tomada de decisões pelos magistrados nas Unidades Judiciárias.
Assim que o CNJ disponibiliza o Glossário das Metas, o painel é desenvolvido de forma colaborativa com os integrantes do TJGO, incluindo magistrados, servidores, Juízes Auxiliares da Presidência e da Corregedoria. Isso permite uma rotina de monitoramento dos processos em curso nos 1º e 2º Graus de jurisdição, Juizados e Turmas Recursais.
Prêmio CNJ de Qualidade
O painel do Prêmio CNJ de Qualidade apresenta os indicadores e resultados definidos pela premiação, que é avaliada anualmente com base em quatro eixos principais: governança, produtividade, transparência, e dados e tecnologia. O objetivo do Prêmio CNJ de Qualidade é reconhecer e incentivar práticas de excelência no Poder Judiciário brasileiro, promovendo a capacitação de magistrados e a eficiência na gestão de processos.
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante, a mais alta honraria do Prêmio CNJ de Qualidade. O acompanhamento dos dados através do painel do Prêmio é fundamental para alcançar um bom desempenho na premiação. Isso permite uma visão clara e transparente sobre o desempenho das unidades, possibilitando a avaliaçao e a melhoria contínua dos processos.
Prêmio TJGO de Produtividade
Com o objetivo de reconhecer o desempenho de magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual na prestação jurisdicional célere e eficiente, o TJGO instituiu o Prêmio TJGO de Produtividade.
Anualmente, o TJGO realiza uma cerimônia para entregar os certificados às unidades judiciárias, servidores e magistrados, conferindo os selos Diamante, Ouro, Prata e Bronze.
Objetivos dos Painéis
Os objetivos principais dos Painéis no TJGO incluem:
A implementação da Gestão à Vista no TJGO demonstra o compromisso com a transparência, eficiência e melhoria contínua na prestação jurisdicional. Através da utilização de dados e indicadores, o TJGO está não apenas otimizando seus processos internos, mas também contribuindo para a construção de um Judiciário mais ágil e transparente.
O projeto foi criado para diminuir a solidão de crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento, que estavam vivendo um isolamento severo por conta da pandemia da covid 19. E para aproximar essas pessoas de sua identidade e sonhos, buscou-se inspiração nos super-heróis e foi criada a Liga Infantil dos Heróis Comuns, composta por uma heroína negra, um índio, um garoto com deficiência, um cigano, uma menina branca e um pequeno médico.
O intuito do projeto ainda é levar informações e esclarecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente e também busca fornecer elementos para o empoderamento dessas pessoas, dando a elas o direito de sonhar e de se verem como sujeitos capazes de alcançar feitos comparáveis a de super-humanos (super-herois), visando, sobretudo, a atender aos ideais igualitários, tendo em vista a importância da representatividade social.
Em 2020, o projeto iniciou nas redes sociais e foi ampliado para a publicação em forma de Gibi com distribuição em casas de acolhimento infantil em tarde recreativa de contação de histórias. Ainda, houve a produção de animação em forma de vídeo e apresentações virtuais dos heróis em abrigos e outras instituições interessadas em parcerias.
Durante todo ano de 2021 o projeto aconteceu com o uso da tecnologia, por meio de visitas virtuais em casa de acolhimento. Nestes encontros, o vídeo animação era apresentado seguido de um bate papo dos heróis com as crianças e adolescentes. Nos encontros, além de inspiração, é possível colher informações importantes dessas crianças. Informações que poderão contribuir para o destino dessas crianças. O projeto se tratou de uma inovação por ser um projeto que utiliza o imaginário dos heróis para carimbar sonhos e inspirações nessas crianças. Além do uso da tecnologia que foi uma parceira para que as visitas acontecessem durante todo ano. Até o momento o projeto atingiu em torno de 1000 crianças.
Cartilha Liga dos Heróis Comuns (mas especiais)
Conheça o Projeto:
Falta conteúdo
Inovação nos critérios do Edital do Prêmio TJGO de Produtividade
Trata-se de Oficina realizada entre os meses de fevereiro e maio do ano de 2022, visando a inovação nos critérios de avaliação das Unidades Judiciárias, conferindo ao edital uma construção colaborativa com as magistradas e os magistrados, as servidoras e os servidores deste Poder Judiciário, com atuação na atividade fim.
As atividades foram realizadas por meio de um Grupo criado no aplicativo WhatsApp, bem como por meio de Oficinas Virtuais realizadas pelo aplicativo Zoom.
Ao final, a Oficina do Edital do Prêmio TJGO de Produtividade apresentou proposta de uma nova versão do edital ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
Falta conteúdo