A ferramenta de governança internacionalmente utilizada, denominada pela sigla IA-CM (Internal Audit Capability Model), consiste em um Modelo de Capacidade de Auditoria Interna voltada para o setor público, desenvolvida pelo Instituto de Auditores Internos (IIA) em parceria com o Banco Mundial.

A forma mais objetiva de conceituar o IA-CM é descrevê-lo como um roteiro detalhado para desenvolver a capacidade de auditar de uma organização, visto que o IA-CM mostra com precisão os passos para evoluir e mensurar a capacidade de auditoria interna.

Com cinco níveis de capacidade progressiva, o IA-CM é representado por uma escala de níveis de capacidade, partindo de um nível básico e pouco profissional até um nível otimizado, no qual a capacidade de auditoria interna é tão aprimorada que se torna um dos principais agentes de mudança da organização.

Visando diagnosticar o nível da capacidade de auditoria do TJGO, nos meses de janeiro a março de 2023, a equipe da Diretoria de Auditoria Interna realizou autoavaliação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna IA-CM, referente ao Nível 2 – Infraestrutura. Ao final da avaliação os Planos de Ação para alcance dos requisitos do Nível 2 foram aprovados pela Presidência do TJGO.

Relatório de Diagnóstico IA-CM

Segue abaixo o acompanhamento da evolução da implantação no nível 2 do Modelo IA-CM no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás:

Relatório Autoavaliação - Março 2023

Relatório Autoavaliação - Março 2024

Programa de Linguagem Simples do TJGO