O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, conduziu uma reunião virtual na tarde de quinta-feira (02) com os prefeitos Vilmar Souza, de Cavalcante, e Kleverton Barbosa de Mello, de Teresina de Goiás. Ambos os municípios fazem parte do território Kalunga, o maior quilombo remanescente no Brasil. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto "Raízes Kalungas: Justiça e Cidadania", idealizado pelo chefe do Poder Judiciário, focado no resgate da justiça e cidadania para essa comunidade quilombola.
Durante o encontro, que também contou com a participação do vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, do corregedor-geral da Justiça, Leandro Crispim, do diretor da escola judicial-EJUG, desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas, e do desembargador Breno Caiado, os líderes municipais também puderam apresentar demandas que podem ser integradas ao projeto.
O presidente do TJGO explicou que o Judiciário tem o objetivo de garantir cidadania, muito mais do que apenas justiça com este projeto. "Este projeto não é apenas sobre levar justiça, mas também sobre ampliar a cidadania de uma população que, historicamente, enfrenta exclusão e desesperança. Teremos iniciativas como a instalação de Pontos de Inclusão Digital em todas as escolas, fornecendo acesso à internet e computadores, e serviços essenciais como registro civil e facilitação de aposentadoria administrativa. A parceria com os prefeitos dos municípios da região é fundamental para o fortalecimento e o impacto positivo que pretendemos garantir para aquela população".
O vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, aproveitou para explicar que "o projeto exemplifica o compromisso do Poder Judiciário em alcançar todas as camadas da sociedade, especialmente aquelas mais vulneráveis". Já o corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim, reforçou o apoio da CGJ. "Estamos à disposição dessa parceria e comprometidos com a implementação de nossos programas, como o Programa Pilares, Programa Escuta, Pai Presente e o Registro", destacou o corregedor.
Já o diretor da EJUG, desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas, citou a importância do planejamento para recuperação das estradas na região. "A manutenção das estradas é essencial para garantir o transporte, principalmente para aqueles que dependem delas para acessar a educação", enfatizou. Já o desembargador Breno Caiado aproveitou para elogiar a iniciativa do presidente Carlos França. "O Poder Judiciário não é um poder inatingível ou distante dos problemas da sociedade. Este projeto traz a humanidade do Poder Judiciário para a população".
Liberdade e respeito
O prefeito de Cavalcante, Vilmar Souza, além de se colocar à disposição para contribuir no que for possível, destacou a importância do projeto, mencionando: "vejo esse projeto como libertador, vem libertar nosso povo”. De sua parte, o prefeito de Teresina de Goiás, Kleverton Barbosa, expressou seu entusiasmo e reconhecimento pela atenção dada à sua comunidade: "Ver tantas ações sendo planejadas para nós é emocionante. Os desembargadores, juízes, promotores, aqui é perceber que o nosso povo Kalunga está sendo visto com respeito".
Ações do projeto
Na próxima semana, uma comitiva do TJGO, de diversas áreas, visitará a região para avançar no projeto de justiça e cidadania para a comunidade Kalunga. Entre os dias 8 e 10, a equipe, liderada pelos coordenadores do projeto, Reinaldo Dutra, juiz auxiliar da presidência, Leonardo Santos, juiz da comarca de Cavalcante, e pela juíza Erika Cavalcante, que representa a coordenadoria da mulher no projeto, juntamente com outros diretores, assessores e especialistas, realizará levantamentos e coletará informações essenciais para direcionar melhor os serviços e intervenções planejadas. Adicionalmente, o presidente Carlos França informou que já falou sobre o projeto ao governador Ronaldo Caiado, que se colocou à disposição para apoiar o projeto e participar com ações de vários órgãos do Poder Executivo.
Participaram também da reunião a juíza auxiliar da presidência do TJGO, Lídia de Assis e Souza; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), Gustavo Assis Garcia; a vice-coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO, juíza Érika Barbosa Cavalcante; o juiz Leonardo de Souza Santos, diretor do Foro da Comarca de Cavalcante; a promotora de Justiça da mesma comarca, Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto; a secretária geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins; a diretora de segurança institucional, a delegada de Polícia, Sabrina Leles de Lima Miranda, além de diretores de área do TJGO, diretores da Corregedoria-Geral da Justiça, servidores e assessores do TJGO.
Mais notícias do projeto:
Carlos França cria grupo de trabalho que planejará ações para projeto de justiça e cidadania para os Kalungas
"Nossa comunidade renasce": comemoram lideranças Kalunga em reunião com Carlos França sobre o projeto do TJGO para o maior quilombo do Brasil
Reparação histórica: Carlos França cria projeto para o TJGO levar justiça e cidadania ao território Kalunga; “Vamos focar nos direitos e necessidades dessa comunidade”