Simples e Fácil - Programa de Linguagem Simples do TJGO

 

O que é Linguagem Simples?

A Linguagem Simples é uma técnica de comunicação empática, respeitosa, acessível e inclusiva. Um texto em Linguagem Simples respeita a gramática e a ortografia de forma clara e objetiva, permitindo que o leitor entenda a mensagem principal do texto. 

 

Por que usar?

Essa técnica possibilita uma escrita fácil, compreensiva e inclusiva, melhorando o acesso à informação e promovendo a cidadania ao garantir que todos possam entender e exercer plenamente seus direitos e deveres.

Qual o objetivo?

Garantir que os textos judiciais sejam compreendidos pelos cidadãos, garantindo que as decisões e procedimentos do Tribunal sejam acessíveis a todos.

 

Linha do Tempo da Linguagem Simples

 

  • Setembro, 2022

    Assinatura do Termo de Cooperação para uso da Linguagem Simples com os órgãos do Sistema de Justiça (MPGO, OAB-GO, DPE-GO, PGE-GO)

  • Novembro, 2022

    Regulamentação do uso de Linguagem Simples e de Direito Visual no TJGO - Decreto Judiciário nº 2.775/2022

     

    Criação do grupo de trabalho para a implantação da Linguagem Simples e do Direito Visual no TJGO - Decreto Judiciário nº 2.776/2022

  • Novembro, 2023

    Pacto nacional do Judiciário pela Linguagem Simples

    Assinatura do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples (CNJ) que propõe a implementação de medidas, projetos e ações em todas as instâncias da Justiça, com o intuito de utilizar uma linguagem clara, direta e acessível a todos os cidadãos, refletindo na redação das decisões judiciais e na comunicação com a sociedade.

  • Fevereiro, 2024

    Curso de Capacitação em Linguagem Simples


    O curso, com aulas da professora Cláudia Cappelli, aconteceu nos dias 5,6 e 7 de fevereiro e teve como objetivo capacitar servidores e magistrados de diversas áreas do Tribunal como multiplicadores em Linguagem Simples

     

    Programa Simples e Fácil - Programa de Linguagem Simples

    O  programa de Lingaguem Simples do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás recebeu o nome de "Simples e Fácil" e tem como objetivo a simplificação da linguagem, especialmente nos documentos e decisões emitidos pelo Tribunal, facilitando a compreensão dos processos judiciais e fortalecendo a transparência e a confiança da sociedade na Justiça.

     

  • Abril, 2024

    Oficina de Acessibilidade e Linguagem Simples

    A Oficina foi realizada no dia 24 de abril e buscou sugestões para aprimorar a ferramenta de busca do site do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, visando tornar mais simples e fácil o acesso a serviços e informações do Poder Judiciário a todos os cidadãos, especialmente aqueles com baixa instrução ou deficientes visuais.

  • Maio, 2024

    Selo de Linguagem Simples

    Instituído pela Portaria CNJ nº 351/2023 e regulamentado pela Portaria CNJ nº 143/2024

     

    Tem por finalidade reconhecer, dar publicidade, estimular e disseminar em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição o uso da Linguagem Simples.

     

    Oficina de Linguagem Simples - Central Estadual de Atermação dos Juizados Especiais das Comarcas do Interior (CEAJE)

    A Oficina sobre Linguagem Simples foi realizada nos dias 8 e 15 de maio e teve como objetivo facilitar a aplicação da técnica nos atendimentos e nos documentos produzidos pela CEAJE, setor que lida diretamente com o público na tramitação de pedidos nos Juizados Especiais.

  • Junho, 2024

    Evento de Lançamento dos Produtos do Programa Simples e Fácil

    O evento foi realizado no Auditório do Fórum Cível da capital, no dia 10 de junho, e contou com a presença de diversos representantes da magistratura e do funcionalismo do Tribunal, além de interantes dos demais órgãos do sistema de justiça. A cerimônia foi transmitia também pelo canal do youtube do TJGO.

    Produtos do Programa

     

    Além dos documentos acima, foi desenvolvida a ferramenta ANA, Inteligência Artificial criada pela Diretoria de Estatística e Ciência de Dados e disponibilizada pelo Judiciário de Goiás que facilita o entendimento de palavras do mundo jurídico ao público interno e externo. Basta inserir o texto com termos jurídicos que a ferramenta gera automaticamente a tradução para uma linguagem simples e fácil.

    Você pode acessar a ANA através de link na página inicial de login no PROJUDI, no site oficial do Tribunal ou pelo link https://simplesefacil.tjgo.jus.br/tjgo/simplificar_termos_juridicos.

     

     

Outras Ações do TJGO

  • Palestra "Como Transformar a Comunicação com a Sociedade por Meio da Linguagem Simples", na semana D'Criar (Semana de Inovação do TJGO)
    A palestra contou com as servidoras do Laboratório de Inovação do TJDFT - Aurora e teve o objetivo de difundir a importância e dar dicas de como utilizar a Linguagem Simples para melhorar a comunicação com a sociedade.
  • Projeto de Inteligência Artificial para tornar as decisões judiciais mais simples
    É um projeto de inteligência artificial executado pela Diretoria de Estatística e Ciência de Dados em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), com o apoio do InovaJus, com o objetivo de simplificar a comunicação da Justiça com a sociedade, facilitando assim a compreensão dos julgamentos e aproximando o Judiciário da população.

 

Referências Normativas

 

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato com o laboratório:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(62)3236-5316

 

Programa de Linguagem Simples do TJGO