O laboratório surgiu do desejo de magistradas, magistrados, servidoras e servidores em contribuir com a construção de um judiciário goiano mais ágil, efetivo, moderno e humano. Foi instituído pelo Decreto nº 391/2020 visando alcançar a Estratégia Nacional e Institucional do Poder Judiciário goiano.

Para alavancar os trabalhos do Laboratório foi instituído o Comitê Gestor de Inovação e Inteligência, por meio do Decreto nº 706/2021, e o Comitê Executivo de Inovação e Inteligência.
Uma das primeiras iniciativas do Comitê Gestor de Inovação e Inteligência foi aprovar o regulamento que dispõe sobre o funcionamento do Laboratório, a forma de seleção, recepção e tratamento das ideias e dos desafios e definir os valores e prioridades.

A partir deste regulamento, foi lançado o Edital nº 1/2021 convidando o público interno e externo para apresentar soluções inovadoras para o Poder Judiciário goiano. O Edital foi uma forma democrática do Tribunal de Goiás abrir oportunidade para que os vários atores que atuam no Poder Judiciário, assim como os outros operadores do sistema de Justiça e também a população contribuíssem com ideias que tragam resultados positivos para a prestação jurisdicional.

Para este edital, o objetivo do InovaJus recebeu 27 propostas que contribuem para a superação de quatro desafios:

1) “Julgar mais processos que os distribuídos”;

2) “Julgar processos mais antigos”;

3) “O combate ao feminicídio”;

4) “Integração da Agenda 2030”. Cada um dos desafios corresponde a uma meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Documentos de formalização do laboratório

TJ de portas abertas para a inovação!


O INOVAJUS surgiu para reunir magistratura, funcionalismo, corpo de estagiários, colaboradoras e colaboradores, jurisdicionados e demais atores da justiça para solucionar os desafios do TJGO de forma efetiva, rápida e criativa em um espaço lúdico que permite a interação, experimentação e criação conjunta, utilizando Design Thinking, metodologias ágeis, Gestão de Processos e práticas colaborativas, que envolvem ações de pesquisa, exploração, ideação, realização de pilotos, prototipagem e testes estruturados de soluções inovadoras.

Missão

O INOVAJUS é um ambiente colaborativo de trabalho, tem como missão auxiliar a gestão do conhecimento dos diversos atores da Justiça para a convergência de soluções que auxiliem o Poder Judiciário a alcançar seu objetivo.

Valores:

Esses valores nortearão a atuação dos participantes do laboratório para que possam assumir um maior protagonismo e contribuir com ideias e habilidades na construção de soluções para o TJGO.

I – Cooperação: todos os envolvidos, de forma voluntária, estarem dedicados a entender profundamente o problema e contribuir com seu conhecimento e experiência na construção de soluções mais efetivas para o judiciário goiano.

II – Empatia: participar de forma a compreender sentimentos, emoções , motivações e necessidades dos usuários dos serviços do judiciário, do público-alvo de cada projeto e dos próprios participantes das oficinas.

III – Respeito: proporcionar um espaço em que todos os possam se expressar com liberdade, acolhimento e sem pré-julgamentos de forma horizontalizada.

IV – Criatividade: por meio da colaboração coletiva criar soluções inovadoras

V – Diversidade: agregar diferentes características pessoais e também de representatividade de diferentes áreas para contribuir com as discussões com foco no ser humano.

São atribuições do laboratório de inovação:

I – Realizar pesquisas, estudo e desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras visando ao alcance dos Objetivos Estratégicos e Metas Nacionais e Institucionais do Judiciário, assim como o aprimoramento da prestação jurisdicional e administrativa;

II – Garantir a gestão participativa, por meio da troca de conhecimento de magistrados, servidores e demais usuários do serviço na construção de soluções inovadoras;

III – Propiciar as condições necessárias para a realização das oficinas de modo que os participantes interajam e colaborativamente criem práticas inovadoras para a gestão do Tribunal;

IV – Atuar em conjunto com outros laboratórios ou agentes de inovação dos setores público e privado que possuam a mesma finalidade, inclusive realizando parcerias, visando ao engrandecimento por meio da troca de experiências.

 

O INOVAJUS iniciou seus trabalhos com uma equipe composta pelo juiz coordenador do laboratório, Dr. Reinaldo Dutra, e mais 30 laboratoristas capacitados em metodologias e práticas de inovação. E a cada projeto, o INOVAJUS compõe um grupo de trabalho com pessoas das mais diversas áreas (internas e externas ao TJGO) de acordo com a temática. Desta forma, o laboratório conta com o talento e o conhecimento de todos para a construção das soluções.

Todos atuam como voluntários, paralelamente as suas atividades, com a imensa vontade de contribuir para um judiciário mais eficiente, humano e inovador.

Você também pode fazer parte deste time!

Fique atento(a) à divulgação de novos grupos de trabalho e se inscreva para participar! Sua contribuição será muito bem-vinda e ajudará a moldar o futuro da instituição.

Programa de Linguagem Simples do TJGO