Em ato realizado nesta segunda-feira, 24, no Auditório José Lenar de Melo Bandeira, foram investidos 43 novos notários e registradores na presença do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim. Na ocasião, o magistrado marcou para sexta-feira, 28, às 14 horas, a próxima solenidade para investidura nas funções delegadas.

Aprovados no 2º Concurso Unificado para Outorga das Delegações de Notas e de Registro do Estado de Goiás, eles passaram por um curso de preparação prática promovido pela Corregedoria na semana seguinte da audiência pública para a escolha das serventias, ocorrida no último dia 14.

Segundo o corregedor-geral, os avanços que o provimento dessas serventias proporcionarão à população goiana são incontestáveis.

“Vivenciaremos um novo momento para os serviços extrajudiciais do nosso Estado, com uma força de trabalho extremamente capacitada e motivada. Estou convicto de que a sociedade terá um serviço mais eficiente, célere e inovador”, observou. 

Uma das primeiras colocadas no concurso, Raíssa Peixoto Flening, 31, que assumirá o 2º Tabelionato de Notas e Protestos de Mineiros, falou sobre a alegria vivenciada no dia de hoje e ressaltou a luta, sobretudo das mulheres, para ser aprovada em um dos concursos mais difíceis do País, marcado pelo universo masculino.

“Sempre tive fé e força de vontade. Meu pai é magistrado e ele me ajudou a estudar nestes longos 13 anos, em que tive que me aprimorar muito para alcançar esse objetivo. Uma mulher ocupar o cargo em uma serventia é uma grande vitória para todas nós que temos sensibilidade e um jeito especial para lidar com situações adversas”, destacou.

Mesmo caminho

Para Paulo Augusto Roriz de Amorim, 29, que seguiu o mesmo caminho traçado pelo bisavô e pelo avô, ambos titulares de cartórios em Anápolis, a sensação de se dedicar a esse ofício da “cidadania” é ímpar.

“É um momento de grande alegria para nós, para nossas famílias, mas também para a população, que tem muito a ganhar. Temos muito a oferecer para a sociedade. Estamos preparados para atender com qualidade, urbanidade, respeito e humanidade”, frisou.

Marcaram presença o juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da Corregedoria, Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, secretário-geral da Corregedoria; Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO; Sérgio Dias Santos Júnior, diretor de Correição e Serviços de Apoio da CGJGO; Ubiratan Alves Barros, assessor de Orientação e Correição; e Domingos da Silva Chaves, diretor de Tecnologia da Informação da CGJGO.

O que são os serviços notariais e de registro?

Os serviços notariais e de registro são aqueles destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

Os notários e registradores são profissionais do Direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade.

O trabalho de orientação, fiscalização e disciplina dos serviços extrajudiciais é de responsabilidade da Corregedoria-Geral de Justiça que verifica a regularidade dos trabalhos dos cartórios. Galeria de fotos (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO/Vídeos: Agno Santos e Fernanda Cândido- CCS)

 

 

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO