Foi encerrado, nesta sexta-feira (21), o Programa de Formação em Justiça Restaurativa para servidores do Poder Judiciário goiano. Promovido pelo Núcleo de Justiça Restaurativa (Nucjur), o curso objetiva capacitar servidores com formação básica em Justiça Restaurativa para facilitação de círculos de construção de paz e desenvolvimento de programas restaurativo voltado ao acolhimento de pessoas que figuram como vítimas em processos judiciais.
Foram 60 horas de capacitação sob a coordenadoria do diretor do Foro da comarca de Goianésia e titular da 1ª Vara Criminal local, juiz Decildo Ferreira Lopes (foto abaixo). O ponto de partida do curso foi a capacitação dos servidores para facilitação de círculos de construção de paz. Em seguida, os alunos tiveram acesso a noções básicas de comunicação não violenta. Além disso, eles avaliaram os recursos, necessidades, possiblidades e estrutura da unidade jurisdicional de lotação para aplicação de programa de Justiça Restaurativa voltado ao acolhimento das vítimas.
Os inscritos foram convidados a estabelecerem rotinas para atendimento dos jurisdicionados (em especial às vítimas) a partir dos propósitos da Justiça Restaurativa e para a aplicação dos círculos de construção de paz e, para finalizar, foram realizados exercícios, que permitiram a simulação da prática futura e planejamento do estágio supervisionado.