O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, instalou nesta sexta-feira (27), em Rio Verde, a 4ª Vara Criminal (Crimes dolosos contra a vida, Presidência do Tribunal do Júri) da comarca. Agora, a comarca conta com um total de 14 unidades judiciárias.

Na oportunidade, Carlos França recebeu o Título de Cidadão Rio Verdense e empossou o novo diretor do Foro da comarca, o juiz Fernando Marney Oliveira de Carvalho. O magistrado assume a função antes ocupada pela juíza Lília Maria de Souza, que foi promovida para a comarca da capital.



Além do presidente do TJGO, também compuseram a mesa diretiva o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson; a deputada federal Marussa Boldrin; o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; o deputado estadual, Lucas do Vale; os juízes auxiliares da Presidência, Lidia de Assis e Souza e Reinaldo de Oliveira Dutra; o novo diretor do Foro de Rio Verde, Fernando Marney; a juíza Lília Maria de Souza, ex-diretora do foro; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Rio Verde, Alessandro Gil de Moraes Ribeiro, que representou o presidente da OAB-GO, Rafael Lara; o presidente da Câmara Municipal, vereador Idelson Mendes; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; e os engenheiros civis responsáveis pelas obras que serão realizadas em 15 fóruns do Estado, Adriano Parreira e Marcus de Castro.

Rio Verde: 14 varas e 14 magistrados de primeira grandeza

O chefe do Poder Judiciário estadual agradeceu às autoridades de Rio Verde pelo título de cidadania do município. “Tenho certeza que esse título de cidadania me foi outorgado em razão da laboriosa e competente atuação de todos os magistrados e servidores  que integram o Poder Judiciário de Goiás. Muito me honra ser considerado filho deste importante município do Estado de Goiás”, destacou. Com relação ao Poder Judiciário local, Carlos França afirmou que sempre foi muito bem servido. “São 14 varas que são ocupadas por  magistrados de primeira grandeza”, disse, ao destacar a importância da comarca para o Judiciário estadual.



Carlos França salientou ainda que o Poder Judiciário estadual busca sempre oferecer um serviço de qualidade à sociedade. “Isso tudo é para atender melhor o nosso jurisdicionado e aqueles que integram o sistema de Justiça. O Judiciário presta um serviço público e é nosso dever oferecê-lo de melhor qualidade, valorizando a cidadania. Eu fico entusiasmado e feliz de vir aqui e ver o crescimento desta comarca e deste município”, afirmou. “Contem com o Poder Judiciário e com a nossa prestação jurisdicional”, completou.

O novo diretor do Foro de Rio Verde, juiz Fernando Marney, lembrou que a Justiça goiana vem se aperfeiçoando a cada dia. “O TJGO de Goiás é reconhecido nacionalmente e isso é devido à gestão dinâmica do presidente Carlos França”, afirmou.



Já a ex-diretora, a juíza Lília Maria de Souza, lembrou que ficou 15 anos na comarca. “Rio Verde ganha muito com a nova vara e com o presidente como cidadão”, disse a magistra

Segundo o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, hoje é um dia importante e histórico para o município. Para ele, o Poder Judiciário estadual sempre se faz presente e, agora, está muito bem representado pelo desembargador Carlos França. “O TJGO é um exemplo a ser seguido e nos colocamos à disposição de vocês para fazermos o melhor para a nossa população”, completou.



A deputada federal Marussa Boldrin fez questão de parabenizar o presidente do TJGO pela gestão. Segundo ela, a Justiça de Goiás vem se destacando a cada ano. Da mesma forma, o deputado estadual Lucas do Vale agradeceu a visita dos integrantes do Poder Judiciário à cidade  e pela atenção dispensada a Rio Verde. “Aqui temos grandes juízes e servidores no fórum”, finalizou. Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Idelson Mendes, lembrou que "todas  as melhorias que estão chegando até Rio Verde são feitas com o coração, por isso a entrega do título ao representante do Poder Judiciário estadual”, afirmou.


Benefícios para a sociedade

A juíza titular da nova vara, Grymã Guerreiro Caetano Bento, frisou que a instalação da 4ª Vara Criminal de Rio Verde marca a continuidade do trabalho em direção à melhoria na gestão dos processos que envolvem os crimes dolosos contra a vida e o Tribunal do Júri. “A criação de uma vara específica de crimes dolosos contra a vida revela um dos objetivos da atual administração do TJGO voltada para o futuro e com resultados benéficos para toda a sociedade”, pontuou.



Segundo a magistrada, a instalação da nova unidade “visa um Judiciário dinâmico, cumpridor dos ditames constitucionais e consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. Tais iniciativas, segundo ela, devem ser ressaltadas como uma marca da administração do presidente Carlos França.

O representante da OAB-GO, Alessandro Ribeiro, disse que a instalação da nova vara reforça a harmonia e parceria entre OAB e TJGO. “Temos pleitos, mas eles são atendidos. É uma honra receber o presidente Carlos França aqui”, frisou.




Justiça Ativa

Ainda em Rio Verde, houve o encerramento da programação  do Programa Justiça Ativa naquela comarca, no qual foram realizadas 1.664 audiências durante todo o mês de outubro. Segundo o Núcleo de Apoio às Audiências concentradas e ao Interior do TJGO, participaram dos trabalhos 68 magistrados, 130 promotores de justiça, advogados, representantes da Defensoria Pública e cerca de 200 servidores. O programa também passou pelas comarcas de Anápolis, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia.


Presenças

A solenidade realizada no Fórum da comarca de Rio Verde foi bastante prestigiada. Contou com a presença das juízas e juízes que atuam na comarca local: Fernando Marney Oliveira de Carvalho (diretor do Foro e titular da 2ª Vara Cível), Gustavo Baratella de Toledo (3a Vara Cível), Márcio Morrone Xavier (Vara das Fazendas Públicas, Registros Públicos e Ambiental), Jorge Horst Pereira (2a Vara Criminal), Eduardo Alvares de Oliveira (3a Vara Criminal), Grymã Guerreiro Caetano Bento (4° Vara Criminal - Crimes Dolosos Contra a Vida) e Anna Paula Tano (2° Juizado Especial Cível e Criminal).



Também estiveram presentes magistradas e magistrados de outras comarcas: Wagner Gomes Pereira (Goiânia), Lília Maria de Souza (Goiânia), Eduardo Cardoso Gerhardt (Pirenópolis), Rui Carlos de Faria (Mineiros), Eduardo Guimarães de Morais (Caiapônia), Bruna de Oliveira Farias (Serranópolis), Maria Clara Merheb Gonçalves Andrade (Caçu), Filipe Luis Peruca (Cachoeira Alta), Camila de Carvalho Gonçalves (Santa Helena de Goiás), Guilherme Bonato Campos Carames (Montividiu), Sthella de Carvalho Melo (Jataí), Renato Bueno de Camargo (Itajá), Cláudio Roberto Costa dos Santos Silva (Jataí), João Paulo Barbosa Jardim (Paranaiguara), Hermes Pereira Vidigal (Edéia), Marco Antônio Luz Amorim (Caiapônia) e Lucas Caetano Marques de Almeida (Quirinópolis).

E ainda, o promotor de Justiça de Rio Verde, Paulo de Tharso Brondi de Paula Rodrigues; o reitor da Universidade de Rio Verde, professor Alberto Barella Netto; primeira-dama de Rio Verde, Liliam Martins do Vale; a suboficial do Cartório de Registros de Imóveis, Sheila Xavier; Evandro Antunes, do Cartório de Registro Civil; o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Rio Verde, tenente-coronel Euler Barbosa; a diretora de Obras do TJGO, Cybelle Saad;  os vereadores Lucivaldo Medeiros, Armando Filho, Flávia Furtado, Geraldo Neto, Lúcia Batista, Luciano Perpétuo, entre outros; além de servidores do Poder Judiciário e diversas autoridades da região Sudoeste do Estado. (Texto: Arianne Lopes/ Fotos: Acaray Martins- Cenbtro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO