Com o tema "Inteligência Artificial e Sistemas Judiciais", o conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, fará a palestra de abertura do Fórum Permanente de Estudos do Poder Judiciário do Estado de Goiás e Inteligência Artificial, que será realizado no dia 28 de abril de 2023, às 10h30, no auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com transmissão pelo canal da Ejug no YouTube.
O evento será aberto pelo chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, e, também, pelo diretor da Escola Judicial (Ejug), desembargador Nicomedes Domingos Borges, com a participação do vice-diretor da Ejug, desembargador Jerônymo Pedro Vilas Boas. As inscrições estão abertas para o público interno e, também, para o público externo.
O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, destaca a relevância de instituir os fóruns permanentes na formação continuada de magistrados e servidores. "Para garantir uma prestação jurisdicional de excelência é imprescindível que o Poder Judiciário estabeleça canais de discussões. E os fóruns permanentes servirão como um espaço para esses debates. E o conselheiro do CNJ, Bandeira de Mello, irá abrilhantar o evento com a palestra inaugural sobre Inteligência Artificial, tema de extrema relevância nos dias de hoje", ressalta.
Maior eficiência
Para o diretor da Ejug, desembargador Nicomedes Domingos Borges, a realização do Fórum é uma iniciativa de grande relevância para que o TJGO continue se destacando no processo de implementação tecnológica aplicada ao Poder Judiciário. "A tecnologia não é um fim, mas um meio para que se faça a justiça. Devemos continuar mantendo esse momento de aperfeiçoamento de nossas práticas e realizar eventos permanentes, por meio desses fóruns, como forma de fortalecer e permitir uma maior eficiência operacional de infraestrutura e gestão de pessoas, buscando realizar a missão de entregar, de forma rápida e eficiente, a prestação jurisdicional", pontua o desembargador.
Segundo o juiz André Reis Lacerda, um dos coordenadores do Fórum Permanente de Estudos do Poder Judiciário do Estado de Goiás e Inteligência Artificial, a Portaria nº 07/2023, que institui programas permanentes de formação continuada de magistrados e servidores do Poder Judiciário goiano, é inovadora. "A Ejug está trazendo práticas diferenciais para poder discutir de forma permanente temas essenciais ao Poder Judiciário. Vamos inaugurar os fóruns permanentes com o tema Poder Judiciário e Inteligência Artificial com o conselheiro Luiz Bandeira de Mello. É um tema revelante, o ChatGPT é um exemplo, está entre os assuntos mais comentados, e o Poder Judiciário tem que estar à frente dessas discussões, se adequando às modernidades", pontua.
De acordo com o magistrado, o Fórum será aberto de forma presencial e, posteriormente, serão realizados encontros on-line com debates e grupos de trabalhos mensais. Criaremos grupos de trabalho com a participação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, que poderão escrever artigos e trazer soluções e questões propositivas para melhorar a prestação jurisdicional", informa.
Berna
O diretor de Estatística e Ciências de Dados do TJGO, Antônio Pires, afirma que a realização do Fórum será importante para tratar de temas como a ferramenta de Inteligência Artificial do TJGO (Berna), que está sendo usada desde de maio de 2020, e as automações realizadas em virtude do conhecimento gerado pela Berna.
Também fazem parte dos grupos de discussão, os juízes auxiliares da Presidência, Aldo Sabino e Reinaldo de Oliveira Dutra, vinculados às pastas de sistemas e inovação. Os órgãos do sistema de justiça também serão convidados a participar do Fórum Permanente do Poder Judiciário e Inteligência Artificial, como OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, PGE, além da Secretaria de Tecnologia e Inovação do Estado, Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, Escola de Inovação da UFG, demais universidades, dentre outras instituições.
Fóruns permanentes
Além do Fórum Permanente de Estudos do Poder Judiciário do Estado de Goiás e Inteligência Artificial, coordenado pelo juiz André Reis Lacerda e pelo servidor Antônio Pires, também serão instituídos na plataforma de ensino da Ejug os seguintes Fóruns Permanentes de Formação Continuada de magistrados e servidores do Poder Judiciário: Fórum de Literatura e Direito, que ficará sob coordenação do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga e do juiz Eduardo Perez Oliveira, e Fórum de Direitos da Mulher, que será coordenado pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis Lima e pela juíza Marianna de Queiroz Gomes.
Serviço:
Assunto: Fórum de Inteligência Artificial da Ejug inaugura Fóruns permanentes com palestra do conselheiro do CNJ, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho,
Data: 28/04/2023
Horário:10h30
Local: Auditório José Lenar de Melo Bandeira – TJGO, com transmissão pelo canal da Ejug no YouTube
Público Alvo: magistrados, servidores em geral e de TI e órgãos do Sistema de Justiça (Texto: Karinthia Wanderley/ Arte: Cecília Araújo- Centro de Comunicação Social do TJGO)