Iniciado no dia 24 de junho, o programa Ejug na Estrada do Conhecimento, considerado o maior de capacitação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), já passou por 19 comarcas, das quais nove ainda estão sendo atendidas. Até o final de 2024, 58 comarcas deverão ser contempladas pelo programa, que chegará a todas as comarcas do estado.

Centenas de servidores e colaboradores do Poder Judiciário do Estado de Goiás foram capacitados para a comunicação não violenta, uso de inteligência artificial, liderança, sustentabilidade, linguagem simples e ética no serviço público. O objetivo é aprimorar a prestação jurisdicional e melhorar a qualidade dos serviços públicos.

Na avaliação de reação, no site da Ejug, eles puderam opinar sobre a estrutura do programa e qualidade dos cursos ministrados, e respaldaram a iniciativa, pioneira no estado. Como assegurado em qualquer avaliação de reação nos cursos da Ejug, os nomes dos alunos não são divulgados. “Um dos pontos mais positivos foi trazer a escola para perto da realidade do interior. Deixamos de andar 500 quilômetros de distância”, observa um servidor da comarca de São Miguel do Araguaia.
“A dinâmica das aulas, o suporte disponibilizado pela EJUG, o aumento de conhecimento no que se refere a práticas sustentáveis e exemplos de comunicações não-violentas que contribuem para uma melhor relação no ambiente de trabalho e, consequentemente, um rendimento maior e qualidade no serviço prestados por nós servidores”, completa outra servidora da mesma comarca.

Em Crixás, teve servidor que considerou a iniciativa “genial”. “A ideia de trazer a ‘carreta' para aplicação dos cursos até a comarca foi genial, e nós agradecemos pela iniciativa. Cursos presenciais são muito mais produtivos. Agradecemos pela atenção de ter um tutor excelente nos auxiliando”, disse.

Outro colaborador da mesma comarca ressaltou a oportunidade de reciclar os conhecimentos. “Considerando as temáticas ministradas foi muito relevante, visto que o ambiente de trabalho por muitas vezes nos engessa para perceber como estamos nos comportando, e o curso ministrado durante a semana possibilitou vermos como estamos agindo. Assim sendo, as ferramentas disponibilizadas permitiram a adoção de novas práticas no ambiente de trabalho”, afirmou.

Na comarca de Posse, uma servidora frisou que “Nesta primeira semana de curso foi abordado um tema sensacional. A comunicação não violenta é um tema de extrema relevância. A adoção de condutas para tornar a abordagem com os colegas e jurisdicionados dócil e respeitosa, contribui significativamente para uma prestação jurisdicional mais eficiente, visto que há impacto direto no desempenho das atividades, deixando o ambiente de trabalho mais leve, a equipe mais motivada e, por conseguinte, mais eficiente”.

“Esse formato de democratização do conhecimento está sendo extremamente válido para minimizar as distâncias entre o Tribunal e o primeiro grau. A presença física dos capacitadores fortalece o conhecimento, uma vez que torna mais interessante a presença em sala de aula”, completa um servidor.

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