A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) iniciou, nesta sexta-feira (02), o curso “Direito das empresas em crise e do agronegócio: instituto, tendência e interdisciplinaridade”, para juízes e assessores, no Fórum da comarca de Rio Verde. O objetivo é aprimorar processos internos e assegurar melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo TJGO, sobretudo aos temas relacionados à recuperação judicial, falência, regime jurídico do agronegócio, contratos agrários, tributação e demais temas que dizem respeito ao Direito do Agronegócio.
Ao abrir o evento, o juiz Fernando Marney, diretor do fórum, observou que existe demanda crescente sobre questões relacionadas ao Direito Empresarial, com empresas em crise e agronegócio. “A complexidade dessas demandas aumenta junto com a quantidade delas. E a possibilidade que o Tribunal, por meio da Ejug, nos proporciona de discutir esse tema, de estudar casos sérios, é imprescindível para lidarmos com esse tema”, disse.
O curso tem 40 horas/aulas divididas nos dias 2, 16 e 30 de agosto, e 13 e 27 de setembro. Neste primeiro dia, é ministrado pelos professores doutores Alessandra de Azevedo Domingues e Marcelo Godke Veiga. A professora Alessandra ressaltou que “Goiás é propulsor do desenvolvimento econômico por meio do agronegócio, por isso é muito importante que tenhamos cada vez mais conhecimento sobre o setor e tudo o que ele envolve”, frisou.
No período da manhã, os alunos se dividiram em equipes para fazerem estudos de casos de empresas que passaram por situações de crises e, à tarde, expuseram suas compreensões de cada caso. A próxima aula será no dia 16 de agosto, também no fórum da comarca de Rio Verde.