Com o objetivo de capacitar profissionais dos quadros do Sistema de Justiça e de instituições parceiras, a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) iniciou, nesta sexta-feira (19/4), o curso “Criação, facilitação e coordenação de grupos para homens autores de violência contra as mulheres”. A formação prossegue até junho e possui três etapas: teórica, realizada on-line de forma síncrona; oficinas presenciais; além de encontros supervisionados, também remotos e síncronos.
A primeira aula foi ministrada pelo professor Adriano Beiras, docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenador do grupo de pesquisa “Margens”, da mesma instituição, e colaborador do Instituto Noos. O encontro enfocou os critérios mínimos para o funcionamento dos grupos e as possibilidades de articulações em rede.
Beiras informou que, no pós-pandemia da Covid-19, o Brasil possuía 498 grupos reflexivos, resultado “de uma política judiciária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estimulou uma política”. Ele alertou, porém, que muitos desses grupos terminam um ano depois de serem criados. “Faltam profissionais e o grupo acaba sendo a segunda atividade do servidor. Quando ele sai, muda de setor, o grupo não continua. O grupo não pode ser um desejo de uma pessoa, mas uma política pública efetiva”, defendeu.
Ao longo da formação serão abordados, ainda, temas como violência de gênero, masculinidade, patriarcado, a Lei Maria da Penha e o trabalho com homens, o papel da assistência social nos trabalhos com homens autores de violência, além das metodologias de trabalho com os grupos, entre outros.
Também ministram o curso os professores Ricardo Bortoli, Camila Maffioleti Cavaler, Daniel Fauth Washington Martins e Andressa Teodoro Rosa.
Cronograma
As aulas teóricas e on-line da primeira etapa prosseguem nos dias 26/4, 2, 9, 16 e 21/5, das 9h às 12h. Nos dias 27 e 28 de maio, durante todo o dia, os inscritos participam das oficinas presenciais da segunda etapa. Já a terceira e última etapa, a de supervisão on-line, será realizada nos dias 6, 13 e 20/06, das 14h às 17h.