'A Importância da Atuação do Juiz Substituto em Segundo Grau e suas Responsabilidades'. Esse foi o tema abordado nesta sexta-feira (11) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, na abertura do curso de formação dos novos juízes substitutos em 2º grau. A iniciativa da Escola Judicial de Goiás (Ejug) visa contribuir com a qualificação das magistradas e dos magistrados e garantir uma melhor prestação jurisdicional.
Também participaram da solenidade, realizada na sala multiuso da Ejug, o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, que na ocasião falou sobre a atuação do juiz substituto em segundo grau na área cível; o diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Villas Boas; a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins, além de integrantes das equipes da Presidência do TJGO e do Núcleo de Aceleração de Julgamentos e Cumprimento de Metas (NAJ) do 2º grau.
Ao abrir o curso, o chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, deu boas-vindas aos magistrados candidatos e às magistradas candidatas aos cargos de juízas e juízes substitutos em 2º grau e agradeceu ao diretor da Ejug pela iniciativa. "A nossa escola, sob a direção do desembargador Jeronymo Villas Boas, está evoluindo a cada dia de forma muito dinâmica, realizando inúmeros cursos com palestrantes renomados a nossos magistrados e servidores. Fico feliz em ver a Ejug avançando, desenvolvendo bem sua função de formação e aprimoramento da magistratura e do corpo funcional deste Tribunal de Justiça. E esse curso aos novos juízes substitutos em 2º grau será fundamental para a preparação dos colegas que atuarão em substituição e auxílio nesta Corte de Justiça", pontuou Carlos França, ao parabenizar os presentes pelo Dia do Magistrado, comemorado nesta sexta-feira, 11 de agosto.
O diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Villas Boas, agradeceu a presença dos futuros juízes substitutos em 2º grau e afirmou que o curso tem o objetivo de proporcionar, a cada um, conhecimento no sistema para que entendam as suas funcionalidades. "O segundo grau mudou, o regimento também. Têm novas práticas. E o curso vai prepará-los com essas temáticas durante 12 módulos, que seguirá até setembro", pontuou o desembargador, ao enaltecer o presidente do TJGO por participar da aula inaugural. "O presidente Carlos França é um grande gestor e juiz. E é uma honra ter a ilustre presença dele na abertura desse curso de formação", ressaltou.
Atuação na área cível
Na abertura do curso de formação, o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira, destacou a atuação do juiz substituto em segundo grau na área cível, abordando sobre pedidos de sustentações orais, pautas virtuais e pedidos de vista. Na oportunidade, o desembargador Amaral Wilson parabenizou a futura turma de juízes substitutos. "Sejam muito bem-vindos, vocês chegam para agregar, atuando na condição de auxiliares e substitutos. Contem com o apoio total de nossa equipe", salientou.
Na ocasião, o diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Villas Boas, homenageou o vice-presidente do TJGO com a comenda Romeu Pires de Campos Barros, por ser o primeiro diretor da Ejug e pelos relevantes trabalhos desenvolvidos na Escola Judicial.
Presenças
Participaram do curso de formação, os seguintes juízes e juízas: Alexandre Bizzotto, Antônio Cézar Pereira Meneses, Clauber Costa Abreu, Denival Francisco da Silva, Desclieux Ferreira da Silva Júnior, Dioran Jacobina Rodrigues, Eduardo Walmory Sanches, Fernando Ribeiro de Oliveira, Gilmar Luiz Coelho, Gustavo Dalul Faria, Hamilton Gomes Carneiro, Iara Marcia Franzoni de Lima Costa, Liciomar Fernandes da Silva, Liliana Bittencourt, Maria Antônia de Faria, Maria Cristina Costa Morgado.
E, ainda: Mariuccia Benicio Soares Miguel, Murilo Vieira de Faria, Pericles Di Montezuma Castro Moura, Ricardo Luiz Nicoli, Ricardo Prata, Ricardo Silveira Dourado, Ricardo Teixeira Lemos, Roberta Nasser Leone, Rogério Carvalho Pinheiro, Sandra Regina Teixeira Campos, Sebastião José de Assis Neto, Sirlei Martins da Costa, Stefane Fiuza Cançado Machado, Suelenita Soares Correia, Telma Aparecida Alves e Viviane Silva de Moraes Azevedo.
(Texto: Karinthia Wanderley/ Fotos: Gusthavo Crispim- Centro de Comunicação Social do TJGO)