O Curso de Formação Inicial e Gestão de Gabinetes em 2º Grau, iniciativa da Escola Judicial de Goiás (Ejug), foi encerrado nesta sexta-feira (28), no auditório da Escola, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A capacitação teve início no dia 17, com a palestra do corregedor nacional de Justiça, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, que destacou o curso como uma inovação no Poder Judiciário brasileiro.

Também participaram como expositores no curso o ministro do STJ, Antonio Saldanha Palheiro; a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Ivana David; o desembargador Guilherme de Souza Nucci, também do TJSP. Curso ainda contou com palestras de magistradas e magistrados do TJGO, além de servidores e professores renomados.

O chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, avaliou como fundamental o curso oferecido pela Ejug para os novos desembargadores. "Os 26 novos desembargadores tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre temas relevantes do que ocorre no âmbito do 2º grau, com palestrantes renomados a nível nacional. Parabenizo os diretores da Ejug, desembargadores Jeronymo Villas Boas e Edison Miguel, pela excelente programação. A Ejug caminha na direção do que almejamos, que é aprimorar nossa magistratura e o corpo funcional, visando sempre oferecer um melhor serviço à sociedade", ressaltou o presidente do TJGO.

Troca de ideias e debates

O diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Villas Boas, por sua vez, enfatizou que a Escola não mediu esforços, junto com a Presidência do TJGO, para elaborar um programa que atendesse às questões essenciais da jurisdição de 2º grau. "O curso, embora inédito, procurou transmitir aos desembargadores, assessores e secretarias, uma visão panorâmica do funcionamento dos gabinetes e órgãos do Tribunal, permitindo a troca de ideias e debates sobre temas relevantes para a prestação jurisdicional. Tenho que, nessa perspectiva, o curso foi um sucesso!", avaliou o desembargador.

 

Iniciativa pioneira

Na palestra de abertura, o corregedor nacional de Justiça, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, abordou o tema "Os Recursos Especiais e a Relevância da Questão Federal". Na oportunidade, o ministro afirmou que se sentiu honrado em participar como palestrante de uma iniciativa pioneira na preparação dos novos desembargadores. "É uma iniciativa vigorosa e pioneira do presidente Carlos França em priorizar o aprimoramento de conhecimentos relevantes para os novos desembargadores e suas equipes", pontuou Luis Felipe Salomão, que discorreu sobre segurança jurídica, precedentes, relevância, recursos especiais.

Comenda

Durante a aula inaugural, o diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Villas Boas, homenageou o ministro Luis Felipe Salomão com a comenda "Desembargador Romeu Pires de Campos Barros". "Essa comenda leva o nome de um saudoso desembargador do TJGO, que prestou relevantes serviços ao Judiciário goiano", frisou o diretor da Ejug.

 

Remédios Constitucionais

No dia 20, o ministro do STJ, Antonio Saldanha Palheiro, explanou sobre os Remédios Constitucionais na Jurisdição Penal, que são instrumentos jurídicos previstos na Constituição Federal para proteger direitos individuais e fundamentais, bem como para impedir ou corrigir ilegalidades ou abusos de poder.

Ele pontuou especialmente sobre mandado de segurança, reclamação e habeas corpus e destacou a importância da imparcialidade na magistratura. "Cruzada moralista não dá certo. O que dá certo é seguir as instituições passo a passo, fortalecer as instituições e fazer garantia pelo que a nossa Constituição Federal assegura", afirmou.

Processo Penal

Já a desembargadora do TJSP, Ivana David, explanou sobre Temas Atuais do Processo Penal. A juíza criminal falou sobre as convenções internacionais, as principais características das organizações criminosas, os desafios para combater o crime organizado no país e o crescente aumento do tráfico de drogas no Brasil.

Gestão de gabinete

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, também foi um dos palestrantes do curso de formação. No dia 21, ele explanou sobre as Rotinas de Julgamentos no Tribunal e destacou que a gestão de processos e de pessoal é fundamental para o sucesso de um gabinete. "A rotina de um bom gabinete inicia-se antes mesmo do processo chegar e ser distribuído à equipe", salientou, ao destacar a importância da organização e gestão para o êxito da atuação dos novos desembargadores em seus gabinetes.

 

Temas

Outros temas abordados durante o Curso de Formação Inicial e Gestão de Gabinetes em 2º Grau foram: a Fixação de Danos Morais no Direito do Consumidor; Temas Atuais do Processo Penal; Gestão de Pessoas; Relações Interpessoais; Objetividade na Comunicação Oral; Linguagem Jurídica e Alteridade; Argumentação Jurídica; Português Jurídico – Vícios de Linguagem; Regimento Interno – Rito dos Julgamentos Colegiados; Sistema de Julgamento Virtual; Sistema Informatizado de Jurisprudência do STJ; Técnica de Redação de Ementas; Sistema Informatizado de Jurisprudência do STJ; Direito Sumular; Gerenciamento de Secretaria; Funcionamento das Câmaras Cíveis; Funcionamento das Câmaras Criminais; Funcionamento das Seções Cíveis e Criminais; Questões Controvertidas do Direito Penal e Processual Penal; Sistemas de Precedentes – Common law e civil law; Tabelas Processual Unificada (TPU) e Painéis BI.

Palestrantes

Ministro Luís Felipe Salomão (dia 17/7); desembargador Marcus Ferreira da Costa e Thayssa Maria Garcia (18/7); Franco Júnior, Adriano Aves Pereira e Thiago Gagliano Pinto Aberto (19/7); Gláucia Mendonça, desembargadora Ivana David e ministro Antonio Saldanha (20/7); desembargador Reinaldo Alves Ferreira, desembargador Carlos França e juiz Aldo Sabino (21/7); do STJ, João Paulo de Franco Alcântara (dias 25/7 e 26/7) e Kalyane Muniz Coutinho (25/7); professor Bedaque, Andrea Lopes e Letícia Gabriela (26/7); Macxwell Pietor Ribeiro Lemes, Glaucivânia Cândida Pereira Carvalho, Lilian Cristina Cruvinel Leão e desembargador Guilherme de Souza Nucci (27/7); Carlos Eduardo Rangel Xavier,  Dahyenne Mara e Brenna Martins (28/7). 

(Texto: Karinthia Wanderley/ Fotos: Wagner Soares/ Acaray Martins/ Gusthavo Crispim e Girlaydygi Costa (Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos

 

 

 

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço