O Fórum Permanente de Inteligência Artificial e Sistemas Judiciais da Escola Judicial de Goiás (EJUG) realiza, amanhã, 20 de junho, o webinário Marco Regulatório da IA no Âmbito do Poder Judiciário. O evento será no auditório da Escola Judicial de Goiás (Ejug), às 10 horas, e será transmitido pelo canal do youtube. A iniciativa é da direção da EJUG, por meio do desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas, e do vice, desembargador Edison Miguel da Silva Júnior.
A juíza do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Conselho Nacional de Justiça e coordenadora do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da Fundação Getúlio Vargas, Caroline Tauk, e o juiz do Trabalho e coordenador do Projeto Solaria (Robôs Jurídicos) no Tribunal Regional da 9ª Região - Paraná e secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Bráulio Gusmão, serão os palestrantes do evento.
O juiz André Reis Lacerda, da comarca de Goiânia, será o interlocutor do webnário e a tutoria será feita pelo Analista de Sistemas do TJGO, Edison Andrade Martins Morais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela plataforma da EJUG.
O Fórum
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou em 2020 o uso de inteligência artificial no Poder Judiciário para tornar mais ágil o andamento de processos e para contribuir com a transparência e o acesso à informação pela sociedade. Em razão disso, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em conjunto com a EJUG, criou o Fórum Permanente de Inteligência Artificial e Sistemas Judiciais para discutir a importância dessa tecnologia e a sua utilização. (Texto: Sara Ribeiro, estagiária de jornalismo do Centro de Comunicação Social do TJGO)