O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, e o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Itaney Campos, abriram, na tarde desta segunda-feira (18), a cerimônia de lançamento do livro “Não Consta dos Autos - Histórias da Magistratura Goiana”, organizado pelo desembargador Altamiro Garcia Filho e pelo historiador Nasr Chaul. A solenidade foi realizada no saguão do 1º andar do Palácio Desembargador Clenon de Barros Loyola, sede do TJGO. Na obra, constam artigos de 52 magistrados. Participaram da cerimônia o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson e o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim.
O chefe do Poder Judiciário destacou que o livro é um marco na preservação da história do Judiciário goiano. Ele afirmou que a obra reúne valiosas contribuições que narram episódios e vivências que vão além dos processos judiciais, mostrando o lado humano e as trajetórias dos magistrados. “Este livro é um registro importante, pois perpetua memórias e histórias que ajudam a construir a identidade do Poder Judiciário de Goiás. Ele representa a conexão entre o passado e o presente, servindo como fonte de inspiração e conhecimento para as futuras gerações”, ressaltou Carlos França.
O presidente do TJGO expressou reconhecimento e agradecimento à Comissão de Memória e Cultura do TJGO, presidida pelo desembargador Itaney Campos, pela iniciativa e parabenizou os organizadores da obra, desembargador Altamiro Garcia Filho e historiador Nasr Chaul, pela dedicação ao projeto e pelo cuidado em reunir relatos que refletem a riqueza das experiências vividas pelos magistrados ao longo das décadas.
Momento de afeto e memória
“Este é um momento de afeto e de memória no Tribunal de Justiça de Goiás”, ressaltou o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Itaney Campos. Ele mencionou que o livro tem muitos pais. “O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, então presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, foi um importante apoiador e mentor da obra”, destacou Itaney Campos.
O desembargador Altamiro Garcia Filho, um dos organizadores da obra, agradeceu às pessoas que foram importantes na elaboração do livro, em especial aos presidentes do TJGO e do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargadores Carlos França e Luiz Cláudio Veiga Braga, respectivamente, e aos responsáveis pela diagramação e revisão do livro, bem como ao fotógrafo Wagner Soares pela seleção de fotos. “Grande parte do valor literário deste livro está na socialização do conhecimento sobre a vida de um magistrado”, ressaltou o desembargador Altamiro Garcia Filho.
Recém-nascido
Durante a cerimônia de lançamento, o historiador Nasr Chaul, um dos organizadores da obra, falou que o livro vem sendo compreendido como um recém-nascido e recordou trechos de um texto atribuído ao poeta Gabriel García Márquez. “Quando um recém-nascido aperta pela primeira vez com sua pequena mão o dedo de um pai, ele o agarrou pela vida inteira”.
Durante a cerimônia, houve apresentação musical do cantor e violonista Marcos Jardim. Os desembargadores Itaney Campos e Altamiro Garcia Filho presentearam o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, com um exemplar do livro, que escreveu o artigo de abertura da obra.
Artigos de 52 magistrados
Com 301 páginas, o livro “Não Consta dos Autos - Histórias da Magistratura Goiana” conta com a apresentação dos organizadores da obra, desembargador Altamiro Garcia Filho e historiador Nasr Fayad Chaul. O texto que consta na orelha do livro é de autoria do presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Itaney Campos.
A obra reúne a colaboração de 52 magistrados, sendo quatro artigos publicados "in memoriam". A publicação dos artigos seguiu a ordem cronológica, da década de 1950 até a década de 2000, sendo que o artigo de autoria do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, abre a série de escritos dos magistrados. A capa do livro traz a imagem de uma pintura do artista plástico Siron Franco. O livro foi impresso na gráfica do TJGO e contou com o apoio institucional da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO.
Presenças
Também estiveram presentes à solenidade de lançamento do livro a desembargadora e os desembargadores membros da Comissão de Memória e Cultura do TJGO: Sirlei Martins da Costa, José Carlos Oliveira e Eliseu José Taveira Vieira; as desembargadoras Sandra Regina Teodoro Reis, Ana Cristina Peternella França, Camila Nina Erbetta Nascimento, Mônica Cezar Senhorelo e Rozana Camapum; os desembargadores Marcus da Costa Ferreira, Anderson Máximo de Holanda, Wilson Safatle Faiad, Eudélcio Fagundes, Sérgio Mendonça de Araújo, José Proto, Sival Guerra, José Carlos Duarte, Breno Cachapuz Caiado, Rodrigo de Silveira, Wilson da Silva Dias, Ronnie Paes Sandre, Wild Ogawa, Algomiro Carvalho Neto, William Costa Mello, Fernando Montefusco e Oscar de Oliveira Sá Neto; e o desembargador aposentado Walter Carlos Lemes.
Prestigiaram o lançamento as juízas e juízes substitutos em 2° grau Viviane de Moraes Azevêdo, Maria Antônia de Faria, Iara Márcia Franzoni, Roberta Nasser Leone, Liliana Bittencourt, Denival Francisco da Silva, Hamilton Carneiro, Ricardo Dourado, Gustavo Dalul Faria e Gilmar Luiz Coelho; a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Marcus Vinícius Alves Oliveira; a diretora do Foro de Goiânia, juíza Patricia Bretas; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo, também marcou presença.
Estiveram presentes, ainda, o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; o diretor do Departamento de Precatórios, Uires Gomes Rodrigues; a coordenadora das equipes de servidores do Núcleo de Aceleração de Julgamentos e Cumprimento de Metas de 2ª Instância (NAJ-2), Carla Constant; as assessoras do TJGO Cristina Bezerra, Renata Andrade e Ângela Bezerra; o diretor da Divisão de Impressão Digital e Gráfica do TJGO, Alessandro Miguel, que auxiliou na impressão dos exemplares; o servidor da Diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO, Hariel Zoccoli, responsável pela diagramação do livro; a professora e servidora da assessoria setorial na Secretaria-Geral da CGJGO, Gláucia Mendonça, que fez a revisão textual da obra; o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente; e o servidor da CGJGO, Carlos Frederico.
Participaram também representantes de entidades culturais, como a secretária de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), promotor Jales Guedes Coelho Mendonça; a escritora Leda Selma; e o escritor Ademir Hamú. Além disso, estiveram presentes o advogado Rômulo Machado Carlos Lemes; a esposa do desembargador Itaney Campos, Leila Regina; e a esposa e o filho do desembargador Altamiro Garcia Filho, Karla Garcia e Altamiro Garcia Neto. O filho e os netos do desembargador Eliseu Taveira, Eliseu Filho, Alice e Paulo José; o filho do desembargador Eudélcio Fagundes, Frederico Fagundes; a equipe de servidoras e servidores do gabinete do desembargador Altamiro Garcia Filho: Flávia Shirli, Larisse Luiza, Breno Henrique, Pedro Alcântara, Nilson de Sousa, Roberto César Lopes, Tharik Lima, Felipe Zayek e Matheus Menezes; os servidores do TJGO Fernanda Dantas, Lara Tocantins e Valmiro Tocantins; os servidores da Comissão de Gestão de Memória e Cultura do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a museóloga Victória Lobo e o historiador Filipe Petres; e os advogados Alexandre Caiado e Dyogo Crosara. Veja galeria (Texto: Carolina Dayrell e Bruno Rocha/ Fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)