Representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18) se reuniram na sexta-feira (8), na sede do TJGO, com o objetivo de tratar sobre o 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que será realizado em maio do próximo ano em Goiânia. Participaram do encontro o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, o desembargador Elvecio Moura dos Santos, representando o TRT-18, e vice-coordenador do 5º Enam; e os desembargadores Itaney Campos, que preside a Comissão de Memória e Cultura do TJGO, e Leandro Crispim, corregedor-geral de Justiça, eleito presidente do TJGO para o biênio 2025/2027.
O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, ressaltou a satisfação de ter sido convidado para a reunião preparativa do 5º Enam e destacou: “Sou grande incentivador da parte cultural e trabalharemos em conjunto com os demais tribunais para que esse encontro nacional seja um evento grandioso no próximo ano”, frisou o desembargador.
TJGO
“Estamos já com as configurações do evento muito bem definidas. As partes principais já estão definidas e o cronograma praticamente fechado. Estamos empenhados para que realizemos um bom encontro nacional aqui em Goiás”, frisou, na ocasião, o presidente da Comissão e Memória e Cultura do TJGO, desembargador Itaney Campos.
TRE-GO
"A reunião dos tribunais sediados em Goiânia que se responsabilizaram pelo encontro de Memória do CNJ, TRE, TJ e TRT, se mostrou altamente proveitosa, com o fechamento da agenda de eventos que se realizarão, inclusive com os custos financeiros de cada um. A programação idealizada corresponde às expectativas de temas para a discussão da memória do Poder Judiciário, assegurando grandioso evento, marca da sua 5a edição", ressaltou o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga.
“Com essa reunião, ficam apenas alguns detalhes para a execução do que será o melhor encontro de todos os tempos”, informou o coordenador do evento, Márcio Moraes.
TRT
“Aqui, a cultura se alimenta na memória, se você não tem memória, você não preserva a sua cultura. Há um grupo de pessoas trabalhando com excelência para batermos o martelo e termos roteiro, palestrantes e demais pontos da programação para a realização do evento”, enfatizou o desembargador Elvecio Moura dos Santos, vice-coordenador do evento.
Participantes
De forma remota, participaram os integrantes do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário do CNJ (Proname), juiz Carlos Alexandre Böttcher e a juíza federal Ingrid Schroder Sliwka; o representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Alexandre Teixeira de Freitas; a responsável pelo Centro de Memória do Poder Judiciário estadual, Laylla Nayane Lopes Villarinho; a juíza da 4ª Região Anita Lübbe; representante do Comitê de Documentação e Memória, a juíza Eneida Martins; e o secretário de Comunicação do TRE-GO, Brazil Nunes.
Estiveram presentes, também, a coordenadora executiva da Escola Judicial do TJGO (EJUG), Eunice Nogueira; a responsável pela Unidade de Gestão Documental do TJGO, Heloísa Esser dos Reis; a assessora da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, Vânia Pires Perillo Cardoso; a chefe da Seção de Gestão da Memória do TRT-18, Ariony Chaves de Castro; a diretora-geral adjunta do TRT-18, Fabíola Rios Monteiro; a diretora de Relações Institucionais e Cerimonial do TRT-18, Adnólia Aires; o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência; e os assessores do TRE-GO, historiadores Nars Chaul e Filipe Petres Dellon da Silva. (Texto: Karineia Cruz/ Fotos: Edmundo Marques- Centro de Comunicação Social do TJGO)