A cidade de João Pessoa, na Paraíba, tornou-se a capital brasileira do Judiciário estadual nesta quarta-feira (6), ao dar início ao 13º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). A solenidade, realizada no Palácio da Justiça, marcou o início do evento que visa promover um diálogo construtivo sobre as práticas, desafios e estratégias que moldarão o futuro do Poder Judiciário no país. O encontro foi aberto pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, e pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva.

O presidente do Consepre, desembargador Carlos França, salientou que o encontro representa uma oportunidade de discutir temas relevantes para a Justiça estadual, com debates de alto nível, enfatizando a participação do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, bem como a participação do ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Carlos França ainda agradeceu a acolhida do anfitrião do encontro, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). “Destaco o cuidado e o zelo do presidente João Benedito para receber os colegas presidentes. Agradeço também a cada uma das colegas presidentes e dos colegas presidentes pela participação neste 13º Encontro do Consepre.” Destacando o final da gestão no conselho, o presidente do Consepre também agradeceu aos colegas da mesa diretora: “Colegas que participaram ativamente durante todo o ano pelo engrandecimento da nossa Justiça. Por último, o presidente França falou sobre a relevância e protagonismo que o Consepre assumiu na defesa dos interesses da justiça estadual e da sociedade, ressaltando a necessidade de permanente união entre os presidentes dos Tribunais de Justiça para o constante aprimoramento da atuação do Conselho.

Boas-vindas do anfitrião

Durante a solenidade de abertura, o presidente do TJPB, desembargador João Benedito, deu boas-vindas aos colegas e falou da satisfação de recebê-los, destacando as belezas naturais e as personalidades culturais da Paraíba. Além disso, realçou a importância da união e da troca de experiências entre os tribunais, sendo isso necessário para que o Consepre siga realizando o trabalho de sempre, em prol da população que demanda a Justiça.

“Nossa história é marcada pela bravura, pela resistência de nosso povo e pelo compromisso com a Justiça, valores que se alinham perfeitamente com os objetivos deste Conselho. Em suas treze edições, o Consepre tem se consolidado como um fórum essencial para o fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro. Este encontro representa a união de nossas Cortes Estaduais em prol de uma Justiça mais eficiente, acessível e humana para todos os brasileiros”, evidenciou o desembargador João Benedito da Silva.

Transparência e harmonia
O governador da Paraíba, João Azevedo, fez questão de saudar os participantes do Consepre, destacando as belezas, os avanços tecnológicos e sociais do Estado da Paraíba e a relação harmônica entre as instituições. “Os cidadãos esperam de nós, enquanto líderes institucionais, uma interação harmônica e transparente, capaz de construir pontes que inspirem confiança e fortaleçam a proteção dos direitos. Esses são desafios que só podem ser superados com a sublime participação do Judiciário”, realçou.

Durante a solenidade, o Grupo de Xaxado do Sesc, a Banda Marcial da Polícia Militar e o cordelista e servidor do TJPB, Vicente Campos, se apresentaram para os participantes do evento.

Programação - O XIII Consepre vai até a próxima sexta-feira (8). Entre os temas que serão discutidos pelos representantes do Judiciário do país estão: a utilização da Inteligência Artificial no Judiciário, a consolidação das conciliações no 1º e 2º Graus por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a utilização da neurociência nos julgamentos e a atuação das mulheres na Justiça e na sociedade do Brasil. 

Além do presidente do Consepre, do anfitrião do encontro e do governador da Paraíba, participaram também: o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; e a defensora pública geral do Estado, Maria Madalena Abrantes Silva.

Participaram também da abertura: a presidente do TJ Acre, desembargadora Regina Ferrari Longuini, vice-presidente do Consepre; o presidente do TJ Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, vice-presidente de Relações Institucionais do Consepre; a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, vice-presidente de Cultura do Consepre; o presidente do TJ de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho de Omena, vice-presidente de Tecnologia do Consepre; a presidente do TJ Bahia, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; o presidente do TJ Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; a presidente do TJPA, desembargadora Maria Nazaré Gouveia; o presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior; a presidente do TJ Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva; o presidente do TJ Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado Neto; o presidente do TJ Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa; o presidente do TJ Rio Grande do Norte, desembargador Amílcar Maia; o presidente do TJ Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho; o presidente do TJ Amapá, desembargador Adão de Carvalho; a presidente do TJ Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; o presidente do TJ Roraima, desembargador Jésus Rodrigues do Nascimento; representando o presidente do TJ São Paulo, desembargador Fernando Torres Garcia, o desembargador Carlos Eduardo Pachi; representando o presidente do TJ Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, a juíza auxiliar da Presidência, Fernanda Karam de Chueiri Sanches; representando o presidente do TJ Espírito Santo, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, o juiz auxiliar da Presidência, Adriano Correia de Melo; representando o presidente do TJ Santa Catarina, desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, o vice-presidente do TJ Santa Catarina, desembargador Cid José Goulart Júnior; representando o presidente do TJ Ceará, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, o presidente eleito do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.

Participaram também a desembargadora do TJGO, Ana Cristina Peternella França; o presidente eleito do TJPB, desembargador Frederico da Nóbrega Coutinho; o corregedor-geral do TJPB, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho; a presidente do TRE da Paraíba, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas; o ouvidor da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho; o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Ricardo Vital de Almeida; e o advogado Marcos Souto Mayor Filho, representando a Prefeitura de João Pessoa. Ainda participaram juízas e juízes do TJPB, além de juízas e juízes auxiliares, servidoras e servidores do Judiciário de todo o Brasil.

Comitiva de Goiás
Acompanhando a abertura pelo TJGO, estavam o juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária-geral da Presidência, Dayhenne Mara Martins; o diretor de Cerimonial, Roberto Nascimento; e  o diretor de serviço da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Marcus Vinicius Ferreira.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço