Os serviços do Poder Judiciário ficaram mais próximos da comunidade de Araras a partir desta quarta-feira (16). O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, inaugurou um Ponto de Inclusão Digital (PID) no povoado, que fica a 40 quilômetros de Faina. O local tem o maior índice de pessoas no mundo com xeroderma pigmentoso, doença que deixa a pessoa hipersensível à luz e pode causar diversos tipos de câncer.

Participaram da inauguração do PID, que funciona na Escola Municipal Bruno Freire de Andrade, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Leandro Crispim;  a diretora do Foro da comarca de Goiás, juíza Érika Barbosa, anfitriã do evento; a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Bretas; e a juíza da 19ª Vara Cível e Ambiental da comarca de Goiânia, Alessandra Gontijo do Amaral, que desenvolveu importante trabalho na comunidade quando atuou na comarca da cidade de Goiás.

 

Além de oferecer serviços essenciais como audiências e consultas processuais, o PID de Araras propicia à comunidade acesso direto ao sistema judiciário sem a necessidade de longos deslocamentos. Para o desembargador Carlos França, a iniciativa vai além da inclusão digital, proporcionando dignidade e cidadania àqueles que mais necessitam.

"A inauguração desse PID é uma demonstração de que a justiça pode e deve estar próxima das pessoas, especialmente em locais onde os desafios são maiores, como aqui em Araras”, afirmou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França. O chefe do Poder Judiciário goiano ainda agradeceu à diretora do Foro da comarca de Goiás, juíza Érika Barbosa, e também à diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Bretas, que coordenou uma campanha de arrecadação para a população daquela região.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim, ressaltou a relevância social do PID, destacando o impacto do projeto para a comunidade de Araras. “Essa ação é uma prova de que o Poder Judiciário está ao lado daqueles que mais precisam e vai facilitar o acesso à justiça de forma concreta e humana”, afirmou o corregedor.

A diretora do Foro da cidade de Goiás, juíza Érika Barbosa (foto acima), reforçou o compromisso do tribunal em oferecer não só serviços judiciais, mas também alternativas de lazer e educação para a população de Araras, como a biblioteca montada no local. “Sabemos das restrições ao lazer ao ar livre que os moradores enfrentam devido à doença, então a leitura é uma forma de promover inclusão e bem-estar”, explicou Érika.

 

A diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Bretas, que coordenou a arrecadação de mais de mil peças de roupas e 500 calçados, além de livros e kits de proteção para a população que sofre com o xeroderma pigmentoso, destacou o esforço coletivo para viabilizar a ação. “Foram servidores e magistrados que se uniram para fazer essa doação. Sabemos das limitações que a doença impõe, por isso, é fundamental que esses kits de proteção, que incluem óculos de sol, camisas UV e bonés, cheguem àqueles que mais precisam”, afirmou Bretas.

A juíza Alessandra Gontijo (foto acima), por sua vez, destacou a experiência vivida com a comunidade de Araras e comemorou a chegada do PID. “Pude vivenciar as principais dificuldades dos moradores e é muito bonito ver essa corrente de solidariedade e a justiça cada vez mais humanizada. O PID será um espaço que ajudará muito essa população.”

Representando o Ministério Público, a promotora de Justiça e coordenadora do MP da cidade de Goiás, Luciene Otoni, afirmou que a instalação do PID “representa um ato de empatia com os mais vulneráveis”. A advogada Lara Júlia, que representou o presidente da OAB da cidade de Goiás, Murilo Dantas, também enalteceu o papel do Poder Judiciário com a instalação dos Pontos de Inclusão Digital e afirmou “que a ação contribuirá para a chegada de outros benefícios”.

Na oportunidade, as autoridades fizeram a entrega simbólica de kits de produtos de proteção solar para as pessoas com xeroderma e brinquedos para as crianças.

 

Justiça mais próxima da comunidade

A servidora do PID de Araras, Luciana Freire de Carvalho, comemorou a chegada da unidade judiciária. “Nós, moradores, tínhamos que nos deslocar até a cidade de Goiás para conseguir atendimento jurídico, um percurso de mais de cem quilômetros, e enfrentamos muita dificuldade de acesso. Agora tudo ficará mais fácil, poderão ser realizadas audiências aqui, consultar processos, sem ter que ir até o fórum.”

A presidente da Associação Brasileira do Xeroderma Pigmentoso (ABRAXP), Maria Darci Apolinário (foto acima), está confiante nas melhorias que chegarão à comunidade com a instalação do Ponto de Inclusão Digital e agradeceu a atenção do Poder Judiciário. “Nos sentimos acolhidos e esperamos que outros órgãos possam atender às nossas demandas, como transporte e medicamentos.”

A aposentada Veneci Maria Ferraz, 64 anos, moradora da comunidade de Araras, aproveitou a inauguração do PID para obter as doações de roupas e itens de proteção. “Nós, que temos essa doença, sofremos com a exposição ao sol e essas doações são importantes”, afirmou.

Na programação desta quinta-feira (17), continuarão sendo realizados os serviços de emissão de documentos e, às 14 horas, ocorrerá uma roda de conversa intitulada “A Voz das Mulheres”, promovida pela Coordenadoria da Mulher.

 

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração o secretário-geral da Corregedoria da Justiça, Gustavo Machado do Prado Dias Maciel; a promotora de Justiça coordenadora do Ministério Público da Cidade de Goiás, Luciene Maria Silva Oliveira Otoni; o protomor de Justiça de Itaberai, Paulo Henrique Otini; representando o presidente da OAB da cidade de Goiás, Murilo de Oliveira Dantas, a advogada Lara Júlia; os advogados Leonardo Mendanha e Leonardo de Oliveira; a coordenadora do Programa RG nacional, Gisele Lima; a representante da ARPEN, Diva Lúcia; a diretora da escola municipal Bruno freire de Andrade, Graciele Freire da Silva; a ex-presidente da ABXP, Gleice Francisca Machado; representando o prefeito de Faina, Paulinho Vieira; o secretário municipal do meio ambiente, Marcio José de Medeiros Vieira; o vice-prefeito de Faina, Ailton de Fátima da Mata; o prefeito eleito de Faina, Cleonir Borges de Oliveira; o vice-prefeito eleito de Faina, Manoel Delfino; representando o prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouveia; a vice-prefeita da Cidade de Goiás, Zilda Lobo; e o vereador de Matrinchã; Roberto Rivelino.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço