O supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (GMF), desembargador Fernando de Melo Xavier, representando o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, participou nesta quarta-feira (9) da solenidade de inauguração de 1.600 novas vagas no sistema prisional goiano. A nova estrutura inclui galpões destinados à capacitação profissional, além de áreas produtivas de ressocialização para a população carcerária. A entrega foi realizada pelo governador Ronaldo Caiado em uma solenidade que aconteceu no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
“Está dentro do compromisso de gestão do Tribunal de Justiça do Estado de Goias (TJGO) visitar as unidades prisionais no Estado e tem-se constatado significativas melhorias nas condições. O diálogo é contínuo entre magistrados e o Poder Executivo na garantia de fortalecer especialmente a segurança pública", enfatizou o desembargador Fernando de Melo Xavier na ocasião.
“Investimos em uma construção moderna que amplia a capacidade do sistema prisional e também potencializa as oportunidades de profissionalização aos internos. Isso representa um avanço no tratamento dado às pessoas privadas de liberdade no estado”, declarou o governador Ronaldo Caiado ao inaugurar a nova estrutura.
Já o diretor-geral da Polícia Penal do Estado, Josimar Pires Nicolau, destacou:. "O que vemos hoje é um cenário completamente revitalizado, com uma gestão comprometida com a humanização e a segurança no sistema penitenciário com novas edificações, e que refletem melhorias e dignidade tanto para servidores quanto para a população carcerária”.
Presenças
Também participaram da solenidade o vice-governador Daniel Vilela; o defensor público geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes; o procurador de Justiça Fernando Krebs; o coordenador da Área Criminal e Segurança Pública do Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias de Justiça (CAO - MP/GO), Augusto Henrique Moreno; os comandantes-gerais da Polícia Militar e Bombeiro Militar, coronéis Marcelo Granja e Washington Luiz Vaz Júnior, respectivamente; além do secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, dentre outros representantes de entidades do sistema de justiça criminal.