Apresentações culturais, rodas de conversa, cortes de cabelos, maquiagem, orientações médicas e jurídicas. Essas foram algumas das atividades que movimentaram a tarde dos frequentadores da Casa do Idoso da Vila Mutirão na capital, nesta terça-feira, 1º de outubro. As atividades fazem parte da programação dedicada ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa realizada pelo Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional para Promoção da Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). As ações tiveram a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds), Senac e Centro Educacional Mundo Belli.

O secretário do Nupemec, Jackson de Sousa Santos, afirmou que a ação teve o objetivo de descentralizar os serviços do Poder Judiciário e promover um dia de descontração para os idosos.  “Nesse dia especial voltado para as pessoas idosas, programamos uma tarde com atividades diversas realizadas com o auxílio de nossos parceiros e também aproveitamos para divulgar as ações do Poder Judiciário que são importantes para esse público, como a Central de Atendimento da Pessoa Idosa (CAPI), que já está atendendo pelo número 30186108 (whatsapp)”.


A coordenadora da Casa do Idoso da Vila Mutirão, Luzia Marli Mota, ressaltou que a ação  realizada pelo TJGO é importante para aproximar os serviços do Judiciário aos idosos. “Quando o Tribunal de Justiça vem até onde os idosos frequentam é uma porta que se abre para eles na busca de resolverem suas demandas”, destaca, ao acrescentar que a unidade oferece, de segunda a sexta-feira, atividades como inclusão digital, oficinas de trabalhos manuais e fisioterapia.




Atividades interativas

A programação na Casa do Idoso da Vila Mutirão teve início com a apresentação das crianças do 2º ano de Ensino Fundamental do Centro Educacional Belli, que cantaram, dançaram e entregaram cartinhas aos idosos.

Os frequentadores também receberam orientações sobre violência patrimonial e sobre os malefícios do isolamento social, destacados pelo psicólogo da Divisão Interprofissioanal da Corregedoria Geral de Justiça, Fábio Magalhães. Eles também puderam esclacerer dúvidas nas áreas de saúde e aferir a pressão arterial com a presença do médico Marcelo Moura Carvalho.

O Senac promoveu atividades interativas por meio de perguntas e respostas, descontraindo o público.  

A pensionista Carolina da Cruz Barbosa (foto abaixo), de 69 anos, gostou das atividades oferecidas, especialmente sobre o que aprendeu sobre  violência patrimonial. “Tem muito idosos que são vítimas de exploração por parte de familiares. É importante saber que existe um canal de denúncia”.




Beleza

Outra atividade bem concorrida na programação foi a dedicada à beleza. A cabeleireira Lúcia Meireles, de forma voluntária, fez escova e cortes de cabelos. E as servidoras do Nupemec Maria Júlia e Brunna Fonseca, fizeram as maquiagens. A pensionista Francisca Gontijo (foto abaixo) foi a primeira da fila. “Tenho 61 anos e sou muito ativa, gosto de me arrumar, sair, conversar. Quando soube dessa programação, fiz questão de vir”.



O evento também contou com a participação das assessoras do Nupemec e integrantes do Comitê para Promoção sobre Pessoas Idosas, Daiane Coelho e Larissa Oliveira, e dos servidores do Nupemec, Renato Gomes e Delisiê Fernando. Veja galeria de fotos (Texto: Karinthia Wanderley/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço