Aproximar os setores da inovação e comunicação dos órgãos que compõem o Sistema de Justiça para efetivar a política da linguagem simples. Com esse objetivo, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoveu, na segunda-feira (30), no Laboratório de Inovação (Inovajus), a Oficina de Comunicação em Linguagem Simples.

“Estamos empenhados nesse movimento de simplicação da linguagem, que traz benefícios ao Judiciário, aos órgãos do Sistema de Justiça  e à sociedade. E a contribuição de cada um dos participantes nesta oficina é muito importante na implementação dessa iniciativa”, pontuou a coordenadora do Programa de Linguagem Simples do TJGO, intitulado “Simples e Fácil”, juíza auxiliar da Presidência Lidia de Assis e Souza, ao abrir a oficina.


A coordenadora do Inovajus, juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Jussara Cristina Louza , reforçou que a contribuição de profissionais de comunicação no sistema de justiça é essencial.   “Vocês são os porta-vozes com o público externo e essa troca de experiências será fundamental para o sucesso desse programa”, frisou a magistrada.

 



Efetivar a linguagem simples

O diretor de Planejamento e Inovação do TJGO, Diego César Santos,  destacou que por meio da “experiência de cada órgão é possível chegar no objetivo comum, que é efetivar a linguagem simples nos órgãos de sistema de justiça”.

O diretor de Centro de Comunicação do TJGO, jornalista Luciano Augusto Andrade, elogiou a iniciativa, reforçando que a troca de experiências ajuda na construção de meios eficazes para implantação do programa. “Agradeço ao nosso Inovajus pela oportunidade de unir todo o sistema para o planejamento necessário à sensibilização da linguagem simples".


Desafios e soluções

A oficina foi conduzida pela coordenadora do Laboratório de Inovação do TJGO, Jaquelline Martins e Silva. Na oportunidade, os participantes trabalharam em grupos e listaram a principais dificuldades para implantação da linguagem simples, como também apontaram os caminhos para superar esses problemas e garantir a efetivação da linguagem simples.  




Presenças

Também participaram da oficina,  a procuradora-chefe da Procuradoria Geral do Estado (PGE-GO),  Helena Telino Monteiro; a auxiliar do subprocurador geral de Justiça, promotora de justiça Caroline Inhaez; a assessora de comunicação social do MPGO, Cristina Rosa Franco; a jornalista da Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO), Lívia Amaral; o conselheiro seccional da OAB-GO, professor Carlos André; o assessor da Escola Superior da DPE-GO, Joneval Junio Chaveiro; os servidores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Adriana Saraiva e Gilbson da Costa; o supervisor de Comunicação Social da Justiça Federal, Tiago Vieira Paula Bênia, a diretora de Comunicação Social  do Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região, Lídia Barros; o servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), Ronan Fantes, além de servidores do Centro de Comunicação Social do TJGO e Inovajus.
(Texto: Karinthia Wanderley/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço