O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, assinou, nesta segunda-feira (30), contrato com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a realização do Programa de Residência em Tecnologia da Informação. A solenidade de assinatura foi realizada no Salão Nobre da Presidência e contou com a presença do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, e da reitora da UFG, professora Angelita Pereira de Lima.
O objetivo da contratação é incentivar a formação de mão de obra especializada para o desenvolvimento de soluções na área de tecnologia da informação, no âmbito do Poder Judiciário estadual. A capacitação será realizada por meio do Instituto de Informática (INF) da UFG, com a participação da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), também vinculada àquela instituição de ensino.
Aprimorar os serviços oferecidos à sociedade
Para o chefe do Poder Judiciário estadual, essa iniciativa inédita no âmbito do Poder Judiciário surge da crescente demanda por eficiência, segurança e inovação no ambiente jurídico. “O acordo entre o TJGO e a UFG visa proporcionar o desenvolvimento de ferramentas de tecnologia e inovação para aprimorar ainda mais os serviços que oferecemos à sociedade”, destacou Carlos França, ao elogiar a atuação da UFG “como multiplicadora de conhecimento” e agradecer aquela instituição de ensino superior pelas inúmeras parcerias com o TJGO.
Vanguarda
“Entendemos que a atualização do conhecimento no campo profissional é fundamental para a prestação de um serviço de excelência para a sociedade”, ressaltou a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. Ela reiterou que “a parceria com o Poder Judiciário estadual inaugura uma ação de residência na área de TI, colocando tanto o TJGO quanto a UFG na vanguarda desse tipo de capacitação”.
Parceria bem-sucedida
O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, ressaltou que a construção da parceria entre o Poder Judiciário goiano e a UFG traz resultados bem-sucedidos para as instituições e para a sociedade. “Já realizamos duas seleções de servidores capitaneadas pelo Instituto Verbena e duas seleções de residente jurídico, que transcorreram acertadamente”, informou Rodrigo Leandro.
Projeto inovador
“Estão à frente deste projeto inovador professores da Escola de Pós-Graduação da UFG e do Instituto Verbena, que é vinculado à universidade”, explicou, durante a solenidade, a diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Sandramara Matias.
O pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra Martins, destacou a importância dessa residência para a UFG, para o TJ e para a sociedade, além de lembrar parcerias de sucesso entre as instituições. "Esse projeto representa um avanço e um novo grande desafio."
Já o diretor do Instituto de Informática da UFG, Eliomar Araújo de Lima, afirmou que o "residente de Tecnologia da Informação terá a oportunidade de participar de um ambiente de adaptação real, o que acelera o processo de aprendizagem”, afirmou
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade os juízes auxiliares da Presidência Aldo Sabino e Reinaldo de Oliveira Dutra; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima Alves; o diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires; o diretor de Planejamento e Inovação do TJGO, Diego César Santos; o diretor de Tecnologia da Informação do TJGO, Anderson Yagi; a subdiretora-geral do TJGO, Leandra Vilela Chaves; os coordenadores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Giuliano de Oliveira, Glauco Cintra e Joubert Duarte; a assessora da Diretoria de Planejamento e Inovação, Ludmila Rosa Coelho, e as servidoras da Diretoria-Geral do TJGO, Pollyana Moraes e Ana Clara Bandeira.
E, ainda, o diretor da Escola de Pós-Graduação da UFG, Cleidinaldo de Jesus; as diretoras do Instituto Verbena, Claci Rosso e Amanda Xavier; a superintendente da Funape, Kamila Rabelo; o analista de captação da Funape, Douglas Gaspar; o coordenador e o vice-coordenador do Programa de Residência em TI da UFG, Eduardo Simões de Albuquerque, e Iwens Sene Júnior; e o coordenador administrativo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG, Edimar Dantas.