O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, apresentou as principais inovações do Poder Judiciário goiano no uso de Inteligência Artificial (IA), nesta segunda-feira (30), durante sua participação no 1º Encontro sobre o tema, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O encontro teve como anfitrião o presidente do TCE, conselheiro Saulo Mesquita, e também contou com a participação do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado.

Além do presidente do TJGO, do presidente do TCE e do governador do Estado, estiveram presentes na composição da mesa o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Cyro Terra; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim Castro; o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricom), Edilson Silva; o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; Bruno Moraes, representando o vice-governador do Estado, Daniel Vilela; o chefe da Defensoria Pública de Goiás, Tiago Gregório; e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Carlos Gustavo Silva.


Inteligências artificiais do TJGO

Durante a palestra, Carlos França, após parabenizar o TCE-GO pela iniciativa de realizar um evento com uma temática de grande relevância,  apresentou as principais parcerias do Judiciário com o Tribunal de Contas do Estado no uso de inteligência artificial. Para ele, o setor público não pode mais abrir mão dessa tecnologia. “A IA é uma ferramenta essencial. A Berna, por exemplo, tem sido fundamental para auxiliar o TJGO no processamento e julgamento de processos de massa, como as execuções fiscais. Apenas para dar um exemplo, foram resolvidos quase 10 mil recursos em   execuções fiscais  de forma muito rápida com a utilização   da IA.” O presidente do TJGO ainda citou outras inovações, como o chatbot ANA, que facilita a comunicação com o público, o Visual Law, que consolida documentos processuais em fluxogramas simplificados, e a GAIA, ferramenta de geração de relatórios no segundo grau.

O chefe do Poder Judiciário também demonstrou a disposição do TJGO para contribuir com a modernização dos serviços públicos. “É fundamental que todos os órgãos usem bem essa tecnologia para atender à sociedade com mais eficiência. Coloco o nosso Judiciário à disposição para contribuir com todos os órgãos públicos que necessitarem dessa parceria”, concluiu, agradecendo ao TCE, em nome do presidente, conselheiro Saulo Mesquita.

Harmonia entre os Poderes

O governador Ronaldo Caiado também falou do uso da Inteligência Artificial nos serviços oferecidos pelo executivo, destacando a importância do trabalho harmônico entre as instituições em Goiás, que contribuem para um serviço público cada vez mais eficiente.

Ferramenta imprescindível

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, garantiu que a tecnologia não é modismo ou aquisição de luxo, mas uma ferramenta imprescindível para os tempos modernos. Veiga também apresentou a utilização da Inteligência Artificial na Justiça Eleitoral.


IA como ferramenta de suporte

Já o presidente do TCE-GO reforçou que o Tribunal de Contas busca a inovação para o aprimoramento da atividade de controle e destacou a parceria com o TJGO para “inovação e busca de um serviço de excelência para o cidadão”. Saulo também adiantou que o Tribunal de Contas lançará uma ferramenta de linguagem simples própria. “Firmamos um convênio com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (CEIA) e lançaremos a Inteligência Artificial do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (IAGO) e o Observatório de Políticas Públicas, ações que resultarão em melhorias na atividade de controle”, anunciou.


O diretor de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Estatística, Antonio Pires, tambm participou do evento acompanhando o chefe do Poder Judiciário goiano.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço