O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Reinaldo Dutra, coordenou reunião, na tarde desta quinta-feira (26), no Ponto de Inclusão Digital (PID), com moradores da comunidade quilombola de Vão do Moleque, em Cavalcante. Na ocasião, mais de 100 moradores relataram sobre as dificuldades das famílias sem acesso à água em suas residências. A iniciativa faz parte do projeto Raízes Kalungas, idealizado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

No encontro, representantes do Poder Judiciário goiano, juntamente com integrantes de outras instituições públicas, se juntaram para buscar soluções para os moradores locais. “Foi uma conversa muito produtiva com a comunidade de Vão de Moleque com o objetivo de encontrar soluções para as questões de fornecimento de água para essas pessoas. Muitas famílias não têm acesso direto à água e isso prejudica um direito essencial deles, inclusive de saúde. Portanto, conversamos com o representante da Secretaria de Saúde do Estado, um engenheiro do Município de Cavalcante e representantes da própria comunidade para buscarmos soluções em um curto espaço de tempo e amenizar a situação de falta d’ água”, disse o juiz Reinaldo Dutra.     



Encontrar soluções

“A gente tem um grande problema em quase todo o território. Temos bastante água, pura e cristalina, mas não estão próximas à moradia do nosso povo. Como nossa comunidade é muito dispersa, as pessoas estão longe do rio, muitas vezes carregam água por cinco a seis quilômetros, em animal ou carro de mão. Então, a distância é um problema para nossas famílias. Estamos esperançosos para que o Tribunal de Justiça e as demais instituições possam encontrar soluções práticas”, afirmou na reunião o presidente da Associação da comunidade Kalunga, Carlos Pereira.

Participaram também da reunião, a promotora de Justiça da comarca de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes; a secretária de Sustentabilidade do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental (Nursa) do TJGO, Raquel Antonini; o engenheiro da Prefeitura Municipal de Cavalcante, Josemilson Queiroz; o presidente da Associação Quilombola Kalunga (AQK), Carlos Ferreira, entre outras lideranças locais. Veja galeria de fotos

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço