O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, prestigiou, nesta quinta-feira (26), a sessão solene extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO) em homenagem ao desembargador aposentado e ex-presidente do TJGO, Leobino Valente Chaves. O magistrado recebeu a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria do Poder Legislativo. A solenidade aconteceu no salão nobre da Alego e a cerimônia reconheceu os 45 anos de trajetória do homenageado na magistratura estadual, além de celebrar seus 75 anos de vida. A propositura foi uma iniciativa do presidente da casa legislativa, deputado Bruno Peixoto.

Além do presidente do TJGO, do presidente da Alego e do homenageado, a mesa da sessão solene foi composta pelo subprocurador-geral do contencioso da Procuradoria Geral do Estado, Alexandre Félix Gross, representando o governador Ronaldo Ramos Caiado; pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público Estadual, Fabiana Lemes Zamalloa Prado; pelo subprocurador-geral da Alego, Yure Castro Silva; pelo deputado estadual Cristóvão Tormin; pelo defensor público Clayton Rodrigues Barbosa, representando a Defensoria Pública de Goiás; pela advogada Ana Vitória Gomes Caiado, e pelo diretor-tesoureiro Eduardo Alves Cardoso, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás.

Nosso reconhecimento

O chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, destacou as qualidades do colega que justificam o recebimento da honraria. “Nosso sentimento é de gratidão e reconhecimento pela trajetória do desembargador Leobino Valente Chaves. Trago o abraço de todo o Poder Judiciário ao amigo que escreveu uma história fundamental para a evolução do TJGO. Como gestor da Corte de Justiça, em duas oportunidades, ele contribuiu para que pudéssemos ser uma justiça de referência para todo o Brasil. Também tenho a satisfação de lembrar e agradecer pela amizade que construímos ao longo de várias décadas de convivência no Tribunal de Justiça”, destacou.

Homenagem

A homenagem começou com uma oração do padre Wellington, da igreja Nossa Senhora de Lourdes, amigo da família e representante das instituições eclesiásticas na cerimônia. 

O homenageado agradeceu seus pares no TJGO e, especialmente, à sua esposa, Odete Alves Aprígio Chaves, a quem fez referências, destacando seu apoio durante a trajetória na magistratura. Ele também mencionou os familiares presentes: os filhos, o procurador federal Rodrigo Aprígio Chaves e o juiz da comarca de Goiânia, Leonardo Aprígio Chaves, além das noras Renata Pacheco e Leandra Chaves, e os netos Rafael e Clara Chaves. “Nesse momento, eu sinto apenas a emoção do coração. Exatamente no momento em que encerro uma etapa, um ciclo da minha vida, muito dessa vida dedicada ao Judiciário, sinto a satisfação do dever cumprido. Agradeço ao Tribunal de Justiça e também à minha família, que é minha motivação de vida. Minha trajetória na magistratura só foi possível graças ao apoio da minha família, especialmente à minha esposa, que sempre esteve ao meu lado. A fé que carrego também foi fundamental em cada momento dessa trajetória de vida”, revelou o desembargador homenageado Leobino Valente Chaves.

Uma grande homenagem

A indicação e o reconhecimento do desembargador Leobino Chaves foram aprovados por mérito pela banca legislativa. “Quando recebemos o requerimento dessa honraria, a mais alta prestada por esta casa, não hesitamos em aprová-la unanimemente. Ao longo de décadas de prestação de serviços à justiça, o desembargador Leobino colaborou sobremaneira com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, sendo um homem íntegro e correto. No encerrar de sua carreira, ele recebe esta honraria com uma plateia repleta de grandes personalidades, talvez a maior de toda a história”, expressou o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto.

Homenagens

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TREGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga disse que o desembargador “deixou marcas profundas durante sua passagem pelo Tribunal, marcas essas que jamais serão esquecidas", afirmou.

 

Por sua vez, o deputado Cristóvão Tormin (PRD) disse que era uma das testemunhas do trabalho do desembargador à frente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). “Presenciei muitas conquistas. Várias ações foram desenvolvidas ao longo de sua trajetória como presidente”, frisou. O deputado  Rodrigo Fernandes  enalteceu a importância do TJ-GO e comentou sobre a trajetória do agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. “Trago aqui o carinho, o respeito e o reconhecimento da Assembleia por tudo aquilo que o desembargador Leobino sempre fez". 


Presença dos desembargadores do TJGO

Para prestigiar o momento, estiveram presentes o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira, e os desembargadores Altair Guerra da Costa, Altamiro Garcia Filho, Anderson Máximo Holanda, Aureliano Albuquerque Amorim, Eduardo Abdon, Fernando Braga Viggiano, Fernando de Mello Xavier, Gerson Santana Cintra, Gilberto Marques Filho, José Carlos de Oliveira, Reinaldo Alves Ferreira, Rodrigo de Silveira, Vicente Lopes da Rocha Júnior, Wilson da Silva Dias e Zacarias Neves Coelho.

Demais presenças
Também marcaram presença a juízas substitutas em segundo grau Maria Antônia de Faria e Liliana Bittencourt; a desembargadora eleitoral Alessandra Gontijo; as juízas  Adriana Caldas e Geovana Baia; o juiz Éverton Pereira Santos ; o juiz federal Jesus Crisóstomo; o juiz e diretor-geral do TRE-GO, Sérgio Abreu e Leonardo Sapiência Santos, respectivamente; a procuradora-geral da Alego, Andreya da Silva Matos; e os deputados estaduais Rodrigo Fernandes e Talles Barreto.  Além de familiares, amigos e  servidores que integravam a equipe do gabinete do homenageado. 

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço