A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Lidia de Assis e Souza, representando o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, realizou na manhã desta quarta-feira (25) a abertura oficial da auditoria interna, dando início aos procedimentos para a aquisição da Certificação ISO 9001 no processo piloto, que envolve a aquisição de bens móveis de uso permanente e materiais de consumo geridos pela Divisão de Material e Patrimônio. A auditoria segue até a próxima terça-feira, dia 01. Os trabalhos serão desenvolvidos pela auditora líder, Maria Clara Villac, e pelo auditor Mário de Souza Carrozino.
O processo envolve diferentes áreas, tais como a alta direção do TJGO, representada pela Presidência, bem como a Diretoria-Geral, Diretoria de Planejamento e Inovação, Diretoria Administrativa, Diretoria de Gestão de Pessoas, Diretoria de Contratações, Centro de Comunicação Social, todos assessorados pela consultoria Ambiente Consultoria Empresarial.
Justiça mais acessível e eficaz
Ao abrir o encontro, a juíza auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza, afirmou que entre os pilares da iniciativa está a busca por fortalecer a governança institucional e "aprimorar a capacidade do TJGO em ofertar à sociedade um serviço acessível, ágil, eficaz e eficiente. Queremos melhorar os nossos protocolos e, com a busca dessa certificação, estamos certos de que auxiliaremos o tribunal a alcançar esses objetivos”.
Continuar como referência nacional
De acordo com o diretor-geral do TJGO, a intenção do presidente Carlos França é não apenas melhorar o padrão de qualidade, mas mantê-lo. “Com essa iniciativa, inédita inclusive, o presidente quer um movimento que meça a qualidade de nossos procedimentos e atividades e garanta uma melhoria contínua deles, o que é de fundamental importância para nos mantermos nesse patamar em que hoje estamos, de referência nacional”, observa Rodrigo Leandro.
Processo de Certificação
A auditora líder, Maria Clara Villac, explicou a dinâmica do trabalho: “Nosso trabalho tem por objetivo principal, por meio da verificação dos processos, possibilitar às instituições que atendemos avançar em pontos que precisam ser revistos e, a partir daí, trabalhar sob esse novo paradigma”, afirmou Maria Clara Villac.
União e novas metodologias
O diretor de Planejamento e Inovação observou que, durante a auditoria interna, serão avaliados todos os procedimentos de trabalho. “Isso nos permitirá mudar, criar novas metodologias nos pontos que eventualmente forem apontados pela auditoria como falhos ou necessitados de melhorias específicas”, salienta Diego César.
Aprimoramento
A consultora Mariza Isaac ainda explicou que o aprimoramento é contínuo, e que todos os anos será realizado um processo de verificação visando ao alcance e renovação da certificação ISO 9001. “Este é o primeiro ciclo de auditoria interna no TJGO. Trata-se de auditoria baseada em evidências. Estamos todos prontos para essa etapa”, frisou.
Gestão da Qualidade
O programa de gestão de qualidade do TJGO foi criado pelo presidente Carlos França, por meio do Decreto Judiciário 1.692/2024, considerando, entre outros aspectos, a necessidade de aprimoramento contínuo das atividades desenvolvidas e do desempenho institucional, alinhado aos objetivos estratégicos institucionais e às expectativas da sociedade, com vistas à melhoria do serviço prestado ao cidadão.
O que é a certificação ISO 9001?
A certificação ISO 9001 é um reconhecimento internacional acerca da aderência em padrões de qualidade em gestão de processos. Isso significa que a empresa ou instituição tem sistemas organizados para entregar produtos ou serviços de forma eficiente, buscando melhorar continuamente e satisfazer as necessidades dos clientes.
Presença
Estavam presentes também na abertura a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; a subdiretora-geral do TJGO, Leandra Vilela; odiretor de Auditoria Interna, Marcos Nunes Laureano a diretora administrativa, Tatiana Rodrigues Ferreira; a diretora de Gestão de Pessoas, Wanessa Oliveira Alves; o diretor do Centro de Comunicação Social, Luciano Augusto; o assessor de gestão da qualidade da Diretoria-Geral, Hamilton Pinheiro de Oliveira; a coordenadora da Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da DPI, Ana Flávia Ferreira Antunes; a coordenadora da Unidade de Gestão Documental (UGG), Heloísa Esser dos Reis; o diretor da Divisão de Material e Patrimônio, Willian Dagmar Pereira Botelho; e o servidor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Antônio Lúcio de Araújo Bernardes.