O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, assinou o Decreto Judiciário nº 4050/2024, que concede aposentadoria voluntária ao desembargador Leobino Valente Chaves. O decreto será disponibilizado no Diário da Justiça desta sexta-feira (20) e publicado na próxima segunda-feira (23).
O presidente do TJGO enalteceu a trajetória do desembargador Leobino Valente Chaves: “Em nome do Poder Judiciário do Estado de Goiás, rendo as homenagens pelos relevantes serviços prestados à Justiça e à sociedade goiana como julgador, participante ativo em muitos momentos fundamentais deste tribunal e gestor desta Corte de Justiça em duas oportunidades, contribuindo sobremaneira para que esta justiça estadual pudesse alcançar o respeitável estágio atual e ser considerada e reconhecida pela sociedade goiana e no cenário nacional. E, pessoalmente, tenho enorme gratidão ao desembargador e amigo Leobino, que sempre me apoiou na minha carreira e nos projetos apresentados e de interesse do Tribunal de Justiça. Faço votos que ele seja feliz nessa nova fase de sua vida e ao lado de sua família e amigos”, destacou o chefe do Poder Judiciário estadual.
Comprometimento e gratidão
Leobino Valente Chaves, após quase 46 anos de magistratura, falou que exerceu sua carreira com dedicação e amor à profissão, sempre colocando o jurisdicionado e a instituição acima de qualquer interesse pessoal. Ele ressaltou os dois períodos em que presidiu o Poder Judiciário goiano e expressou gratidão: “Agradeço aos meus colegas magistrados e também a todos os servidores que me acompanharam durante toda minha carreira, ajudando na realização de um trabalho comprometido e sério.”
O desembargador Leobino completou relembrando sua trajetória: “Quando olho para dentro de mim mesmo, fico tranquilo, sabendo que combati o bom combate e chego ao final com a consciência tranquila de um dever cumprido. Sou grato a Deus por ter chegado ao final dessa etapa, com 75 anos de idade, e agora espero poder desfrutar mais do convívio com minha família."
Trajetória
Natural de São Domingos, no nordeste goiano, o desembargador Leobino Valente Chaves iniciou sua carreira na magistratura em 6 de março de 1979. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Goiás, hoje PUC Goiás, Leobino assumiu como juiz adjunto em Anápolis, em 1979, sendo posteriormente promovido para Arraias. Sua trajetória abrange diversas comarcas, como Piracanjuba e Porto Nacional, onde atuou como Diretor do Foro. Em 1991, foi promovido ao cargo de 2º Juiz de Direito da 1ª Vara Cível de Goiânia.
O magistrado foi escolhido, pelo sorteio de merecimento, como desembargador do Poder Judiciário estadual em 1º de março de 2001. No TJGO, ele integrou a 1ª, 2ª, 3ª e 5ª Câmaras Cíveis, diversas Comissões Permanentes, o Conselho Superior da Magistratura e o Órgão Especial desta Corte de Justiça. Assumiu o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Goiás em 6 de março de 2012, por um período de 11 meses. No biênio 2015/2017, ele voltou à presidência, tendo sido eleito por seus pares.
Ele também atuou no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), sendo nomeado membro substituto da Corte Eleitoral em 2009 e ocupando a Vice-Presidência e Corregedoria do TRE em 2010.