Com o objetivo de sensibilizar magistrados, servidores e o público em geral sobre as necessidades da pessoa idosa, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional para a promoção da Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), realiza a oficina “Melhor Idade para Todos”, na próxima quarta-feira (25), com início às 14 horas, no auditório da Escola Judicial (Ejug). Na oportunidade, será lançada a Central de Atendimento da Pessoa Idosa.


A coordenadora do Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional para a Promoção da Política Judiciária sobre Pessoas Idosas do TJGO, juíza auxiliar da Presidência do TJGO Lidia de Assis e Souza, fará a abertura do evento. A magistrada destaca a importância da iniciativa no sentido de valorizar a pessoa idosa. “São diversas ações e projetos previstos para serem realizados pelo Comitê com a intenção de assegurar o bem-estar, respeito e os direitos da pessoa idosa”, pontua, ao acrescentar que a oficina será uma dessas primeiras iniciativas após a criação do Comitê, instituído pelo Decreto Judiciário nº 1.940/2024.

Programação

Às 14h30, será realizada a palestra “Saúde e a Melhor Idade para Todos”, ministrada pelo coordenador do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário de Goiás (Natjus-GO), juiz Eduardo Perez. Às 15 horas, a diretora da Divisão Interprofissional Forense (DIF) da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, Maria Nilva Fernandes da Silva expõe o tema  “Envelhecer com Sabedoria: Construindo Relações Saudáveis e uma Rede de Apoio Forte”. E, às 15h30, o titular da Delegacia do Idoso, delegado Alexandre Bruno de Barros abordará sobre os principais crimes cometidos contra as pessoas idosas.


Central do Idoso

Durante a oficina Melhor Idade para Todos será lançada a Central de Atendimento da Pessoa Idosa do TJGO, que terá o intuito de aproximar o Poder Judiciário ao público-alvo. “A Central irá auxiliar na triagem e identificação das demandas, para propiciar celeridade na prestação jurisdicional em consonância ao que dispõe a Política Nacional da Pessoa Idosa”, destaca o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Leonys Lopes.


Audiências de conciliação

Dentro da programação dedicada à pessoa idosa serão realizadas, nos dias 26 e 27 de setembro, audiências de conciliação e mediação processuais e pré-processuais que poderão ser solicitadas por meio do WhatsApp: (62) 3018-6108  e, se houver necessidade, haverá uma equipe, das 12 às 18 horas, na sede do TJGO, para fazer os atendimentos nos dias de realização das audiências. (Texto: Karinthia Wanderley - arte: Wendel Reis - Centro de Comunicação Social)


Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço