O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) passará pelo primeiro ciclo de auditoria interna entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro deste ano. O objetivo é realizar a verificação dos requisitos relacionados à certificação do ISO 9001 no processo piloto, que envolve a aquisição de bens móveis de uso permanente e materiais de consumo geridos pela Divisão de Material e Patrimônio.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18), em uma reunião virtual com cerca de 50 servidores de diferentes áreas envolvidas no primeiro escopo da certificação, tais como Diretoria-Geral, Diretoria de Planejamento e Inovação, Diretoria Administrativa, Diretoria de Auditoria Interna, Diretoria de Gestão de Pessoas, Diretoria de Contratações, assessorados pela consultoria Ambiente Consultoria Empresarial.
O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, ressaltou a importância da certificação do ISO 9001 para o Poder Judiciário estadual e elogiou a atuação de todos os envolvidos no trabalho de garantia da certificação. “Nós temos projetos e metas visando atender bem o cidadão. A certificação é também um reconhecimento importante do trabalho de excelência que vem sendo realizado pela nossa magistratura e todo corpo funcional do Judiciário goiano”, frisou Carlos França.
Alinhamento e atuação conjunta
“A reunião foi muito importante para tirarmos dúvidas e alinharmos todos os detalhes para que diretores e servidores atuem de forma transparente e profícua durante as auditorias”, pontuou a subdiretora-geral do TJGO, Leandra Vilela.
Sistema de Gestão da Qualidade
A certificação do ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. A norma é uma referência mundial e a mais utilizada para certificação de sistemas de gestão da qualidade.
Para alcançar a certificação do ISO 9001, uma série de medidas vêm sendo adotadas pelo TJGO desde setembro de 2023, como a análise de dados, estruturação de requisitos, instalação do Comitê de Gestão de Qualidade e instituição de artefatos que serão avaliados por meio de auditorias interna e externa.
No encontro virtual desta quarta-feira (18), o diretor de Auditoria Interna do TJGO, Marcos Laureno, destacou a importância da reunião para alinhar expectativas e sanar dúvidas a fim de que o tribunal chegue ao ciclo de auditorias sem ruídos e pronto para a certificação. “Agradeço a participação e o esforço de todos os envolvidos e tenho certeza de que estamos perto da certificação do ISO 9001”, afirmou.
A consultora Mariza Isaac destacou que todos os anos será realizado o processo de verificação visando ao alcance e renovação da certificação do ISO 9001. “Este é o primeiro ciclo de auditoria interna no TJGO. Trata-se de auditoria baseada em evidências. Estamos todos prontos para essa etapa”, frisou.
Gestão da Qualidade do TJGO
A Gestão da Qualidade no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) envolve a aplicação de práticas, processos e sistemas destinados a garantir a excelência nos serviços prestados pelo tribunal, com um foco contínuo na melhoria dos processos judiciais e administrativos. O objetivo central é assegurar que todas as atividades do TJGO sejam realizadas com eficiência, transparência e foco constante na satisfação dos usuários dos serviços judiciais.
A responsabilidade pela gestão da qualidade no TJGO fica a cargo da Diretoria de Planejamento e Inovação (DPI), que coordena e orienta as ações voltadas para a melhoria contínua, eficiência operacional e inovação nos processos do tribunal. “É um trabalho de melhoria contínua de nossos processos, garantindo que o TJGO continue sendo referência em eficiência e inovação na prestação de serviços. O Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta essencial para alcançarmos esse nível de excelência”, explicou Diego Cesár, diretor da áea.
A DPI é apoiada por várias coordenadorias, como a Coordenadoria de Assessoramento, Coordenadoria de Planejamento e Pesquisas, Coordenadoria de Inteligência e Inovação e Coordenadoria de Acompanhamento e Controle. Essas unidades colaboram na implementação e execução das estratégias de gestão da qualidade, contribuindo para o aprimoramento constante das operações do TJGO.
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) foi implementado no TJGO com três objetivos: aperfeiçoar a Gestão Administrativa e Governança Judiciária; aperfeiçoar a Gestão de Pessoas; e promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade. Cada um desses objetivos estratégicos é acompanhado por um ou mais indicadores, que são gerenciados pela Diretoria de Planejamento e Inovação (DPI) do TJGO. (Texto: Sarah Mohn / Fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)