“Queremos resgatar a identidade Kalunga, além de abordar temas importantes como o Setembro Amarelo”, afirmou o juiz Carlos José Limongi Sterse, coordenador adjunto da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), ao abrir, nesta terça-feira (17), a programação de ações desenvolvidas pela coordenadoria na comunidade do Vão do Moleque, em Cavalcante, a 576 quilômetros de Goiânia. O Projeto Raízes Kalunga – Justiça e Cidadania é uma iniciativa do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e que visa promover justiça e cidadania na região como forma de reparação histórica para os povos quilombolas.

Na ocasião, Carlos José Limongi abordou o tema: "Por que estamos aqui ?", que consiste em resgatar não só a identidade Kalunga, mas também abordar a importância do Setembro Amarelo, e o cuidado com saúde mental, relacionamentos em família e a comunidade, entre outros. O magistrado destacou a importância da interação com os adultos e as crianças ao abordar temas de relevância. “Essa experiência foi incrível e transformadora. Aprendi muito com a comunidade. Com certeza, marcou minha vida”, afirmou.

A psicóloga Valéria do Nascimento Faleiro disse que a ação da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) na região foi de extrema relevância, tanto para os profissionais, quanto para as famílias da comunidade. Ela ressaltou que a palestra do juiz Carlos José Limongi trouxe informações importantes para as famílias. Já a servidora Erlane Francisco de Lima acrescentou que a palestra foi enriquecedora, já que as famílias interagiram com os temas apresentados pelo magistrado.

Palestras

Nesta quarta-feira (18), o juiz Carlos Limongi ministrou palestra sobre o tema “Construindo Escolas Mais Humanas, diálogos sobre setembro amarelo, bullying, racismo e outras formas de violência". O encontro, realizado no período matutino, foi direcionado para os estudantes do Colégio Estadual Quilombola Mãe França. Já no período vespertino, a ação ocorrerá na Escola Estadual Kalunga I, na comunidade do Vão de Almas. A programação continuará ocorrendo, nesta quinta-feira (19), na Escola Estadual Joaquim de Souza Fagundes. O encerramento será feito no mesmo dia, no Fórum de Cavalcante. Além das palestras, o projeto conta ainda com apresentações culturais e show com o Dj Sterzi. Veja galeria (Texto: Acaray Martins/fotos: Thiago Moreira – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço