“Sempre tive vontade de trabalhar e estou muito feliz com essa oportunidade”. Essas foram as palavras de Karine Gomes da Paixão, estagiária voluntária com Síndrome de Down, recém-contratada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Projeto Com Viver, iniciativa que visa promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais no meio social e profissional. A assinatura do termo de adesão dos voluntários ao projeto foi realizada nesta quarta-feira (11), no Fórum Cível, com a presença da diretora do Foro da capital, juíza Patrícia Bretas. Além de Karine, outros três estagiários voluntários irão atuar no Fórum de Goiânia.

“É com grande alegria e expectativa que recebemos os novos voluntários. É muito importante que o Poder Judiciário estadual dê esse exemplo de inclusão, oferecendo oportunidade para essas pessoas que tanto têm a nos oferecer”, ressaltou a diretora do Foro de Goiânia, juíza Patrícia Bretas, ao acrescentar que por meio da parceria com a Associação Down de Goiás (Asdown-GO), tudo foi preparado para receber os novos estagiários voluntários. “Procuramos locais onde os novos voluntários vão aprender e colaborar com o trabalho”, pontuou.

Oportunidade

A presidente da Asdown, Ana Maria Ferreira Motta, agradeceu a oportunidade oferecida pelo TJGO. “Na Asdown, percebemos que têm muitos jovens que precisam entrar no mercado de trabalho e não conseguem porque ainda há preconceito. Então, eles ficam com uma vida muito restrita. Essa possibilidade que o Judiciário goiano está nos oferecendo será muito importante para eles, que se sentirão úteis, incluídos”, destacou.

O assessor de Gestão Administrativa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia, Vinícius Camapum, ressaltou que os estagiários voluntários irão atuar três vezes por semana, no período de seis meses. “Com o apoio de todos os envolvidos, temos certeza que os novos colaboradores terão a chance de aprender e colaborar muito no Fórum Cível”.

Sonho realizado

Ao receber o seu crachá de estagiário voluntário, Edvaldo Fernandes Borges, de 54 anos, afirmou que finalmente iria  realizar o sonho de trabalhar. “Hoje é um dia muito feliz.  É a primeira vez que vou trabalhar. Sei fazer muita coisa e vou aprender muito aqui”, disse ele, empolgado.

Karine Gomes também está animada com o primeiro trabalho. “Gosto de conversar, de aprender coisas novas. Estou muito contente”. A diretora  da Divisão de Protocolo e Atermação da comarca da capital, Luciana Barboza, local em que Karine Gomes irá atuar, ressaltou que a inserção dos estagiários com síndrome de Down irá humanizar o atendimento. “Recebemos muitas pessoas diariamente e Karine ficará no primeiro atendimento. E acreditamos que ela deixará o ambiente mais alegre”.



Presenças

Também participaram da solenidade do termo de adesão dos estagiários voluntários ao Projeto Com Viver, a vice-presidente do Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS (Fimtpoder), Elizabeth Campos; o diretor de Serviços Gerais da comarca de Goiânia, Carlos Henrique Vieira; o chefe do Serviço de Arquivo do Foro, Hebert Belisário; o coordenador do Núcleo de Atermação, Igor Daniel Costa; o coordenador judiciário, Thiago Dutra; o coordenador administrativo da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia, Ricardo Sardinha, além dos servidores do Fórum Cível de Goiânia. (Texto: Karinthia Wanderley/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço