A palestra “Os quatro pilares da Saúde” do educador físico e especialista em qualidade de vida, Márcio Atalla, abriu o 1º Seminário de Saúde no Trabalho, Saúde Sim, nesta segunda-feira (9), no auditório José Lenar de Melo Bandeira, sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O evento, da Diretoria de Gestão de Pessoas do TJGO, em parceria com a Escola Judicial (Ejug), realizado nesta segunda (9) e na terça (10), tem o objetivo de proporcionar um espaço de discussão e aprendizado sobre saúde mental no trabalho, um tema essencial para a promoção do bem-estar.

A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Jussara Cristina Oliveira Louza, que na oportunidade representou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, destacou as ações realizadas pela atual gestão em prol da saúde dos magistrados e servidores, entre elas, a Corrida da Justiça e ginástica laboral, bem como campanhas relacionadas à saúde . “Tenho certeza que o presente seminário irá contribuir com o intercâmbio de conhecimentos, com a interação dos participantes, e certamente resultará em um ambiente saudável de trabalho para todos nós, contribuindo para a promoção do bem estar de todos.  Ter saúde plena significa ter felicidade, o que é um anseio de todos nós.Devemos utilizar todas as fontes de conhecimento para cultivar nossa saúde e esses dois dias de seminário serão uma oportunidade valiosa para esse fim”, frisou a magistrada.



Também prestigiaram a abertura do seminário, os juízes auxiliares da Presidência, Lidia de Assis e Souza e Reinaldo Dutra;  a diretora de Gestão de Pessoas, Wanessa Oliveira; o  diretor do Centro de Saúde do TJGO, Paulo Henrique Fernandes Sardeiro; e a diretora de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida, Daniela Botelho, que conduziu a cerimônia.  O seminário, transmitido pelo canal do TJGO no YouTube, contou com a apresentação do coral Vozes da Justiça.



Os quatro pilares da saúde

A importância da atividade física, da alimentação, sono e saúde da mente foram os quatro pilares destacados por Márcio Atalla durante a sua exposição. Ele ressaltou que apesar da “indústria do bem-estar ter duplicado o seu faturamento nos últimos três anos (cerca de 10 trilhões de dólares por ano) e vivermos numa época de muita informação e com inúmeras ferramentas para colocar em prática hábitos saudáveis, a saúde das pessoas nunca esteve tão ruim. É o paradoxo do bem-estar”, frisou, ao acrescentar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano de 2035, 50% da população será obesa.



Segundo Atalla, o meio ambiente em que vivemos atualmente nos induz a gastar menos energia. “A gente consome muito mais informação que a capacidade do cérebro tem de reter. Temos muita facilidade para fazer as atividades do dia a dia, preferimos o que é mais prático, o que exige menos esforço e comemos muito mais do que necessitamos”, adverte.

Sono

O especialista destaca que o sono é o alicerce para o bem-estar.  “Sem o sono, tudo funciona pior. A disposição não é a mesma, o humor, a memória. A noite em que dormimos mal, consumimos 350 calorias a mais, em média. A nossa tendência é procurar inconscientemente mais alimentos ricos em carboidratos e gordura na busca de ficarmos mais felizes”, pontua Atalla, ao alertar que a constante exposição de telas é um dos fatores que prejudicam o sono. “O grande desafio da geração atual é diminuir essa exposição e criar bons hábitos”, afirma.

Dicas

Para uma boa alimentação, Márcio Atalla deu dicas importantes, como reduzir o consumo de alimentos em 10%, beber muita água e consumir mais fibras. “Quando você consome fibras, a chance de desenvolver diabetes é menor, a sua fonte de vitaminas e minerais é maior. A fibra é amiga do coração porque controla o colesterol, e seu sistema imunológico fica mais forte”, assegura, ao acrescentar que a melhor forma de criar bons hábitos é uma motivação, “algo que faça sentido para você. As relações pessoais, sociais, os laços afetivos, a interação com amigos e familiares são importantes para uma vida mais saudável”, destaca.



O seminário segue até esta terça-feira (10) com palestras magnas, minicursos, rodas de conversa e oficinas terapêuticas, na sede do TJGO e no Fórum Cível. Veja galeria de fotos (Texto: Karinthia Wanderley – fotos: Lara Guimarães – Centro de Comunicação Social)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço