O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, conduziu na manhã desta sexta-feira (06) a solenidade de nomeação de três plenários dos tribunais do júri da capital em homenagem, respectivamente, à desembargadora Juraci Costa, ao advogado Wanderley de Medeiros e ao procurador de justiça Geraldo Batista de Siqueira, já falecidos. Na cerimônia, também foram inauguradas a nova sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no local e a rampa de acesso do estacionamento de advogados no Fórum Criminal. Participaram da solenidade o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, e a diretora do Foro de Goiânia, juíza Patrícia Bretas.
Carlos França parabenizou os familiares dos homenageados e disse que, ao consultar juízas, juízes e demais colegas sobre quais nomes sugeriam para os três novos plenários dos tribunais do júri, as menções a Juraci Costa, a Wanderley de Medeiros e a Geraldo Batista de Siqueira foram muito frequentes. “Ficou claro que eram nomes que honraram e dignificaram o tribunal do júri e que, por isso, merecem nosso reconhecimento e respeito”, salientou o presidente. Ele também ressaltou a importância de homenagear a magistratura, a advocacia e o Ministério Público. “Ter os nomes nos plenários dos tribunais do júri de uma desembargadora, de um representante da advocacia e de um membro do Ministério Público que tiveram atuação tão marcante na área é justo e merecido, além de homenagear todos os integrantes do sistema de justiça”, acentuou o presidente França.
Demanda antiga e justa
A diretora do Foro, Patrícia Bretas, destacou a sensibilidade da atual gestão do TJGO com a construção da rampa de acesso do estacionamento dos advogados no Fórum Criminal, lembrando que essa era uma demanda antiga e justa da categoria. “Isso revela o compromisso de zelar por todos os atores do sistema de justiça, com a dignidade de todos.” Em relação às nomeações dos plenários dos tribunais do júri, a diretora do Foro ponderou: “A Justiça não existe só com o juiz. Necessariamente, têm de estar defesa e acusação. Por isso, homenagear cada um desses profissionais é de grande relevância.”
Proatividade
Representando o Ministério Público de Goiás (MPGO), a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MP, promotora de Justiça Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, ressaltou como o MPGO tem notado o dinamismo, a proatividade e o vanguardismo da gestão de Carlos França. “É, sem dúvida, uma administração diferenciada, que se antecipa, que está à frente do tempo. E essas inaugurações hoje, aqui, demonstram com clareza isso. Afinal, o tribunal do júri é, simbolicamente, a mais plena manifestação da democracia.” A representante do Ministério Público também reconheceu a importância e dedicação ao direito e à justiça daqueles que deram nomes aos plenários dos tribunais do júri, em especial o ex-integrante da instituição e professor Geraldo Batista de Siqueira.
Legados
Ao discursar em nome das famílias dos homenageados, o advogado Pedro Paulo de Medeiros, filho de Wanderley, lembrou que, além de prestigiar as três instituições integrantes do sistema de justiça, a escolha dos nomes dos plenários revelou, também, a atenção do TJGO a outras questões igualmente importantes. “Meu pai, Wanderley, era um criminalista aguerrido, mas também um profissional que lutou com todas as forças pelo estado democrático de direito. A desembargadora Juraci Costa demonstrou que, notadamente, as mulheres precisam ter vez e voz, como ela teve, por sua capacidade, compromisso e competência; e a escolha do professor Geraldo Batista homenageia também a universidade, a academia, o conhecimento, porque ele foi professor de muitos de nós aqui. São homenagens, portanto, não apenas justas, mas acertadas, porque se trata de pessoas que, de fato, deixaram seus legados”, finalizou.
Rampa para advogados e nova sala da OAB
Durante a inauguração da rampa que liga o estacionamento exclusivo da advocacia às dependências internas do Fórum Cível, o presidente do TJGO destacou a satisfação em atender uma demanda antiga da advocacia. “É a entrega de uma obra que atende uma necessidade legítima da advocacia, garantindo mais acessibilidade e comodidade para advogadas e advogados que atuam no Fórum Cível”, afirmou Carlos França. Ele ainda ressaltou a modernidade da nova sala da OAB no Tribunal do Júri, também inaugurada nesta manhã. “Trata-se de mais um símbolo da harmonia e do respeito existentes entre o Poder Judiciário goiano e a OAB-GO”, declarou Carlos França.
Sonho realizado
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, agradeceu ao TJGO pelo respeito que tem sido dispensado à advocacia pelo Poder Judiciário goiano e, além de referendar as homenagens daqueles que passam a dar nomes aos plenários dos tribunais do júri, em especial do advogado Wanderley de Medeiros, citou as inaugurações do dia. “Ouso dizer, sem medo de exageros, que essa rampa de acesso era sonhada por nós, advogadas e advogados, há anos. E isso finalmente ter acontecido nos deixa muito gratos, porque não basta à advocacia entrar na corte de Justiça. Ela precisa entrar com dignidade”, frisou.
Presenças
Estavam presentes também os desembargadores Itaney Francisco Campos, Itamar de Lima, Nicomedes Domingos Borges, Marcus da Costa Ferreira, Anderson Máximo de Holanda e Algomiro Carvalho Neto; as juízas auxiliares da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza e Jussara Cristina Oliveira Louza; o juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra; o desembargador eleitoral José Mendonça; o desembargador eleitoral substituto Roberto Neiva Borges; os juízes de direito, Lourival Machado da Costa e Antônio Fernandes, representando os magistrados do Tribunal do Júri; o procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda, representando o governador em exercício, Daniel Vilela; o defensor público Francisco Fabiano Siqueira Barros, representando a Defensoria Pública Geral de Goiás (DPG-GO); o presidente da Associação Goiana do MP (AGMP), procurador de Justiça Benedito Torres Neto; os familiares da desembargadora Juraci Costa: suas irmãs Genesi Costa e Dalva Costa; seus sobrinhos Edward Costa e Luiza Curado; e o sobrinho-neto do procurador Geraldo Siqueira, Pedro Siqueira. Além de magistrados, advogados, promotores, servidores do TJGO e outros familiares.