A partir de hoje, quarta-feira (4), a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) implementou o uso da Autenticação Multifator como medida de segurança obrigatória para o acesso ao Sistema de Processo Administrativo Virtual (PROAD). A medida atende à regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Portaria 140/2024. Inicialmente, a obrigatoriedade não se aplica ao Projudi, mas o uso do multifator será estendido ao sistema de processo eletrônico do TJGO em breve.

O multifator é uma medida de segurança que visa aumentar a proteção dos sistemas eletrônicos, reduzindo as ameaças externas. Dessa forma, todos os usuários do PROAD que acessarem o sistema pela Internet, ou seja, sem utilizar a VPN ou a rede interna do TJGO, deverão cadastrar um segundo fator de autenticação, conforme as orientações da Secretaria de Tecnologia da Informação. Ressalta-se que o acesso pela rede interna, por ora, não exigirá essa configuração.

Como funciona: é necessário baixar o aplicativo Google Authenticator no celular. O usuário deve escanear um código QR que vincula sua conta ao PROAD. Após configurado, o aplicativo gera códigos temporários que deverão ser usados junto com o nome de usuário e senha habituais para acessar o sistema. Confira mais detalhes no tutorial clicando aqui.

Por que isso é importante: essa medida ajudará a proteger melhor os sistemas contra invasões ou roubos de informações, mesmo que sua senha seja descoberta. Além disso, a ação segue as novas diretrizes de segurança e reforça o compromisso com a proteção de seus dados.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço