O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos França, e o corregedor geral da justiça, desembargador Leandro Crispim, participaram nesta terça-feira (3) da cerimônia de posse do novo corregedor nacional de Justiça para o biênio 2024/2026, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell Marques. A solenidade, que foi conduzida pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e dos tribunais superiores.
Em seu discurso de posse, Campbell Marques ressaltou a importância da questão ambiental no cenário atual e o papel da Justiça na proteção dos biomas nacionais. Ele defendeu a promoção de políticas públicas de apoio estrutural para instruir ações que priorizem a proteção e a recomposição ambiental. O novo corregedor conclamou magistrados e instituições a colaborarem para superar os desafios judiciais em casos envolvendo desastres ambientais, como os incêndios florestais na Amazônia.
O chefe do Poder Judiciário goiano, Carlos França, parabenizou o novo corregedor nacional da justiça e destacou a expectativa de que sua atuação traga avanços para o Judiciário brasileiro. “Parabenizo o ministro Campbell Marques pela posse e confio que seu trabalho será fundamental para o fortalecimento da Justiça em nosso país”, afirmou França. O presidente do Consepre ainda ressaltou: “Em nome dos tribunais de Justiça de todo o Brasil, reitero nosso compromisso em apoiar as iniciativas que promovam uma Justiça mais célere e acessível a todos os cidadãos”.
Já o corregedor geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, também expressou suas felicitações ao novo corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques. “Desejo que o novo corregedor nacional tenha sucesso nessa missão de exercer um cargo tanta relevância para o nosso Poder Judiciário. Tenho confiança de que sua gestão trará avanços significativos para o aprimoramento das práticas judiciais em nosso país”, declarou Crispim.
A cerimônia reuniu ainda os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes, entre outras autoridades do Judiciário.