A Diretoria de Planejamento e Inovação (DPI) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou a atualização na página da Gestão Estratégica disponível no portal do TJGO. O objetivo é simplificar a navegação, proporcionar maior clareza sobre as atividades desenvolvidas, além de divulgar de forma mais eficiente os projetos estratégicos do Tribunal e atender os requisitos da norma ISO 9001:2015 do Sistema de Gestão da Qualidade.
A juíza auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza, coordenadora do Comitê de Gestão da Qualidade, ressalta que a atualização da página é essencial para garantir a transparência sobre a Gestão Estratégica do TJGO. “Nossos magistrados, servidores e público em geral terão informações atualizadas, em conformidade com as melhores práticas nacionais e internacionais, como a ISO 9001:2015”, pontuou.
Para o diretor de Planejamento e Inovação do TJGO, Diego César Santos, “as atualizações tornam ainda mais acessível a compreensão de que a Gestão Estratégica é o processo de planejamento e execução das principais metas e objetivos de uma organização, buscando alinhar os recursos disponíveis para alcançar os resultados desejados”.
SGQ e Cadeia de Valor
A nova página oferece um detalhamento completo sobre o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), incluindo informações sobre a Cadeia de Valor, os manuais e procedimentos operacionais padrão (POPs), fluxogramas, modelos, formulários e atos normativos relacionados ao SGQ.
Segundo Diego César Santos, a Cadeia de Valor representa o conjunto de atividades e processos realizados pela organização para entregar produtos ou serviços que agreguem valor ao cliente final. E o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) é composto por práticas e processos que garantem que os produtos ou serviços atendam consistentemente aos padrões de qualidade estabelecidos.
Código de Ética
Os usuários que quiserem acessar o Código de Ética do TJGO devem acessar o menu "Sistema de Integridade". No campo também há informações sobre os canais de denúncia, além de outros recursos importantes para a promoção da integridade institucional. O menu "Gestão de Risco Institucional" oferece uma visão detalhada sobre os objetivos, componentes e fluxos da gestão de riscos dentro do TJGO. O menu "Prêmios" destaca as principais premiações em que o TJGO participa, como o Prêmio CNJ de Qualidade e o Ranking da Transparência. No menu "Planejamento Estratégico", os conteúdos foram revisados e reorganizados para melhor atender às necessidades dos usuários. E no menu "Gestão à Vista" apresenta um conceito inovador de gerenciamento organizacional, facilitando o acesso às informações e permitindo uma visão clara e imediata sobre o desempenho do TJGO.
ISO 9001:2015
A ISO 9001:2015 é uma norma internacional que estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, ajudando as organizações a assegurar que seus produtos e serviços atendam às expectativas dos clientes, promovendo a melhoria contínua dos processos. Por fim, o Sistema de Integridade se refere ao compromisso da organização em agir de acordo com princípios éticos, legais e transparentes, garantindo que todas as ações sejam conduzidas de forma honesta e responsável.
Sobre as atualizações
As atualizações estão em conformidade com o Decreto Judiciário nº 1.691/2024, que aprovou a Cadeia de Valor do TJGO, e com o Decreto Judiciário nº 1.692/2024, que instituiu o Programa de Gestão da Qualidade. Além disso, foram considerados o Decreto Judiciário nº 2.353/2024, que compôs o Comitê de Gestão da Qualidade, e a Resolução do Órgão Especial nº 268 de 22 de maio de 2024, que instituiu o Sistema de Integridade.