Como parte dos eventos que marcaram o Agosto Lilás na cidade de Santa Helena de Goiás, movimento de conscientização social pelo fim da violência doméstica contra as mulheres, o juiz titular da 2ª Turma Recursal e membro da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Vitor Umbelino Soares Junior, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), ministrou palestra inaugural com o tema “A atuação do Poder Judiciário no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres”.

Na oportunidade, o magistrado falou sobre os desafios na aplicação da legislação protetiva da mulher para a prevenção e combate a todas as formas de violência previstas na Lei Maria da Penha. Segundo o juiz, apesar de todos os esforços do sistema de justiça e de segurança pública, ainda é possível observar a excesso de crimes praticados contra mulheres no âmbito doméstico e familiar em todo o País, o que inevitavelmente contribui para o avanço dos números relativos à prática de feminicídios, ressaltando a importância de investimentos e políticas públicas para o enfrentamento do problema.

Destacou ainda que a principal transformação que a Lei Maria da Penha trouxe para a sociedade brasileira foi a mudança de paradigma cultural. “Infelizmente, a nossa cultura está impregnada de ideias machistas e sexistas como traços marcantes da nossa construção social. Mais do que a promulgação de um diploma normativo, a Lei 11.340, de 07 de agosto de 2006, representa a quebra desse paradigma cultural, reconhecendo que a violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação de direitos humanos”, explicou. O magistrado encerrou sua participação agradecendo o convite e enaltecendo o trabalho do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da equipe da Coordenadoria da Mulher do TJGO.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Santa Helena de Goiá (Creas), Lucimara Aparecida Barbosa Cadore, ressaltou que “desde o ano de 2020, realizamos ações e participamos de todas as edições do Agosto Lilás (Mulheres Fortes), pois acreditamos que a transformação social que tanto buscamos passa pelo enfreamento dos principais problemas que atingem nosso município, como a violência doméstica.” Na ocasião, agradeceu de forma especial o juiz Vitor Umbelino e os (as) integrantes da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Goiás, que sempre se dispuseram a colaborar com o movimento, apoiando a disseminação de importantes informações sobre essa temática junto à população de Santa Helena de Goiás.

Presenças e participações

Além do magistrado do Tribunal de Justiça, participaram do evento o prefeito João Alberto Vieira Rodrigues; a primeira-dama e Secretária de Promoção Social, Renata Araújo Asmar Rodrigues; a coordenadora do CREAS e Programa Mulheres Fortes, Lucimara Aparecida Barbosa Cadore; a Delegada de Polícia da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Luciana Rafaela Fonseca; a Filósofa clínica e mentora do curso de formação humana do ser feminino – Simplesmente Mulher, Jací Fagundes; representantes do comando da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar; advogadas que atuam na comarca e a servidora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, Daniele Rodrigues Nascimento. (Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

 

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço