O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com o Sesc Goiás, entregou nesta quinta-feira (29) cerca de 130 óculos de grau para a população da comunidade Kalunga, em Cavalcante, a 511 quilômetros de Goiânia. A ação faz parte do Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania, uma iniciativa do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, com o objetivo de promover justiça e cidadania na região como forma de reparação histórica para os povos quilombolas.
O chefe do Poder Judiciário destacou a importância do projeto como uma forma de aproximação do Poder Judiciário com as comunidades quilombolas. “Essa é mais uma ação do projeto que tem construído parcerias importantes dentro desse grande compromisso de justiça social e reparação histórica”, afirmou Carlos França. Ele ainda agradeceu o apoio do Sesc, que disponibilizou caminhões equipados com serviços oftalmológicos e odontológicos destinados a atender a comunidade quilombola envolvida no Projeto Raízes Kalungas - Justiça e Cidadania.
A juíza auxiliar da presidência do TJGO, Jussara Louza, que coordenou a organização da ação, também destacou o impacto da iniciativa. “O TJGO se compromete em ir além de sua função tradicional, buscando atender às necessidades da população de forma direta. Esse projeto é um exemplo claro de como o Judiciário pode contribuir para a inclusão social e a dignidade”, afirmou.
Cerimônia de entrega
A cerimônia de entrega foi conduzida pelo juiz Wander Soares Fonseca, do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Aparecida de Goiânia, que foi designado pelo presidente do TJGO para atuar na comarca de Cavalcante esta semana. “Estamos indo além da prestação jurisdicional com a entrega desses óculos, para que a população seja atendida em suas necessidades médicas e tenha maior qualidade de vida. O envolvimento do TJGO com a realidade da comunidade é um marco. Essa ação de cidadania mostra a justiça além do processo”, afirmou o juiz Wander Soares.
A gerente da Unidade Móvel Sesc Saúde Visão, Kelly Cordeiro, comentou sobre a parceria com o TJGO. “Essa colaboração reforça nosso compromisso com a responsabilidade social e com a promoção da saúde. Proporcionar acesso a exames oftalmológicos e óculos de grau aos Kalungas é um passo significativo para melhorar a qualidade de vida dessa população”, declarou.
Beneficiados
Um dos beneficiados, Anísio Ferreira Dias, agente comunitário da comunidade Kalunga, destacou a importância da iniciativa para a população carente da região. “Só tenho a agradecer esse projeto, pois não é fácil adquirir os óculos”, disse. Aldonça da Costa dos Santos, dona de casa, também agradeceu pela entrega dos óculos. “Vai mudar a minha vida, pois não enxergava quase nada”, comentou.
A secretária de Saúde de Cavalcante, Maria Bethânia, agradeceu a ação social realizada pelo TJGO. “Em nome desses pacientes, agradeço, já que muitos não têm condições financeiras para pagar por esses óculos. A partir de agora, eles conseguirão ver o mundo à sua volta”, afirmou, destacando que a Secretaria de Saúde local não consegue atender a todas as demandas.
Projeto
O Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania é uma iniciativa do TJGO, liderada pelo presidente Carlos França, em parceria com instituições governamentais e não governamentais. O projeto busca o resgate da justiça e da cidadania para a comunidade Kalunga, como forma de reparação histórica. Os Kalunga são descendentes de escravos refugiados que formaram comunidades autossuficientes e viveram por mais de duzentos anos isolados em regiões remotas próximas à Chapada dos Veadeiros, nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás.
Veja galeria de fotos (Texto: Acaray Martins/fotos: Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)