O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) aprovou nesta quarta-feira (28), por unanimidade, os nomes de três novos tribunais do júri no prédio recém-inaugurado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França. Este complexo, que abriga quatro tribunais do júri da comarca de Goiânia, já conta com um tribunal nomeado em homenagem ao magistrado Kisleu Dias Maciel, reconhecido por sua dedicação de quase duas décadas ao Judiciário goiano e pai do desembargador Kisleu Dias Maciel Filho.
Na sessão ordinária do Órgão Especial, foram aprovadas as homenagens propostas pelo presidente Carlos França e diretora do foro Patrícia Bretas. Um plenário receberá o nome da desembargadora Juraci Costa, conhecida por seu trabalho como juíza do júri. Outro tribunal receberá o nome do advogado Wanderley Medeiros, profissional bastante reconhecido pela sua atuação na advocacia criminal, e do professor e procurador de Justiça Geraldo Batista Siqueira.
O chefe do Poder Judiciário afirmou que "estas homenagens são uma forma de perpetuar a influência positiva e o legado duradouro de juristas que dedicaram suas vidas ao fortalecimento da justiça em nosso estado. Cada um desses plenários do júri contará agora com um nome que é sinônimo de compromisso com a justiça e com a sociedade." Carlos França ainda destacou a homenagem a todo o sistema de Justiça com a escolha de nomes de representantes da magistratura, da advocacia e do ministério público para os plenários dos novos tribunais do júri da comarca da capital.
Exemplo e referência
A juíza diretora do Foro de Goiânia, Patrícia Bretas, afirmou que a escolha dos nomes para os tribunais do júri "reflete a excelência e o comprometimento de juristas que deixaram um grande legado na história da justiça goiana. Pessoas que são exemplos e referência para todos os que integram o Judiciário."
Reconhecimento da atuação do Ministério Público
Ao ressaltar a escolha de um membro do Ministério Público para a nomeação de um dos plenários dos tribunais do júri, o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres, destacou: "Denominar uma das salas destinadas ao Tribunal do Júri de Geraldo Batista de Siqueira é reconhecer a relevância da atuação dos membros e membras do Ministério Público na busca pela verdade e, consequentemente, pela Justiça. É fazê-lo na pessoa de um membro destacado da instituição, jurista reconhecido e figura de proa para o Direito no nosso Estado e no país".
Laços históricos entre a OAB e o Poder Judiciário
A homenagem ao ex-presidente da OAB-GO, Wanderley Medeiros, foi destacada pelo atual presidente da ordem, Rafael Lara: "A escolha do nome do Dr. Wanderley de Medeiros para uma das salas do Tribunal do Júri é uma justa e significativa homenagem a um profissional que tanto contribuiu para a advocacia e para a justiça em Goiás. Este reconhecimento por parte do Tribunal reforça os laços históricos entre a OAB e o Poder Judiciário." Lara ainda ressaltou que o homenageado se destacou pela defesa das prerrogativas da advocacia e pelo compromisso com o Estado Democrático de Direito.
O advogado Pedro Paulo, filho de Wanderley Medeiros, destacou o reconhecimento à história de vida do pai: "Toda voltada para a busca da efetivação da Justiça com base em seus constantes estudos do processo penal, da Constituição Federal, dos direitos humanos, sem vaidade ou estrelismo, nunca cedendo a atalhos não-republicanos. Muito me honra, como seu filho e como advogado criminalista, ver seu nome eternizado em uma sala do Tribunal do Júri".