O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Amaral Wilson de Oliveira, na ocasião representando o presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, prestigiou, nesta terça-feira (27), a transferência simbólica da capital para o município de Santa Cruz de Goiás, a 127 quilômetros de Goiânia. A solenidade foi realizada na Praça da Matriz da cidade que comemora 295 anos, um dos mais antigos municípios de Goiás. Em reconhecimento à data, foi planejada também uma ação social que, entre outros serviços, visa levar ações do judiciário aos moradores da cidade.
Na cerimônia de abertura, o magistrado cumprimentou as autoridades presentes do Estado de Goiás, momento em que destacou que a homenagem feita para cidade "é justa e merecida diante dos 295 anos". Ressaltou também a importância dos Poderes Constituídos se unirem para celebrar e oferecer os mais variados serviços aos moradores que residem no município, bem como outras cidades próximas. “Quero parabenizar essa cidade que está completando quase o seu tricentenário, e dizer da honra do Poder Judiciário estar aqui nesta solenidade. Esse povo é simples, receptivo, acolhedor, e precisa das ações sociais oferecidas pelos Poderes”, afirmou.
O governador Ronaldo Caiado ressaltou que a ação social na cidade objetiva oferecer cuidado, apoio e suporte às famílias do Estado de Goiás. “Como médico que sou, busco oferecer o melhor suporte para os moradores do Estado de Goiás. Quero um Estado com educação, saúde e segurança pública com qualidade para os goianos. Sempre governei com total divisão de poder com os municípios, sabendo que não se governa sozinho”, destacou.
O defensor público-geral do Estado de Goiás (DPEGO), Tiago Gregório Fernandes, agradeceu a parceria com o Estado. “Viemos oferecer diversos serviços como o reconhecimento de paternidade, união estável, bem como na confecção da certidão de nascimento. Muitas vezes o cidadão não tem o documento pessoal, por isso esse é mais do que um serviço de cidadania, é um reconhecimento da nossa essência”, comentou. O prefeito de Santa Cruz de Goiás, Angelo Natal da Paz, ressaltou a importância da data para a cidade, "não apenas por estar à frente do município, mas por ser filho da cidade e ter conhecimento dos problemas históricos".
Transferência
Após a abertura solene, o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, acompanhado do governador Ronaldo Caiado; da primeira-dama, Gracinha Caiado; do desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), José Mendonça; do prefeito da cidade, Angelo Natal da Paz, e do defensor público Tiago Gregório Fernandes assinaram o ato de transferência da capital para o município. Santa Cruz de Goiás foi fundada em 27 de agosto de 1729, por Bartolomeu Bueno da Silva, bandeirante paulista a quem se atribui igualmente a instituição da então província de Goiás. O sertanista é também chamado, na história regional, de Anhanguera, conforme apelido cunhado pelos índios goyazes.
Serviços
A estrutura construída contará com diversos serviços à comunidade de forma gratuita. Durante todo o dia, o cidadão tem acesso a informações prestados pelo Poder Judiciário goiano, bem como cadastro nos programas Mães de Goiás; Dignidade; Aprendiz do Futuro; Carteira do Autista; Passe Livre da Pessoa com Deficiência; Passaporte da Pessoa Idosa e Dignidade Menstrual. Também estão disponíveis serviços de corte de cabelo, atendimento em saúde e lazer para crianças. O estande do Vapt-Vupt emite espelho de CPF, boleto de IPVA, CRLV e boleto de multa, além de agendar serviços e oferecer atendimentos de órgãos como Goiasprev, Ipasgo e Saneago.
Já a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) está presente com doações de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas geriátricas, fraldas infantis, bengalas, leites especiais, colchões, caixas de ovos, kits de enxoval para bebê, muletas e Mix do Bem. Quem procura espaço no mercado de trabalho recebe informações sobre vagas de emprego e tem a oportunidade de se inscrever em cursos profissionalizantes gratuitos. Galeria de fotos (Texto: Acaray Martins/foto: Leonardy Sales – Centro de Comunicação Social do TJGO)