Cerca de 700 candidatas e candidatos se inscreveram para realizar, neste domingo (25), a prova objetiva do 1º Processo Seletivo de Mediadores Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). As avaliações foram aplicadas a partir das 13h10 por servidores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e pela equipe do Instituto Verbena, da Universidade Federal de Goiás (UFG), responsável pelo concurso. Os candidatos concorrem a 100 vagas, além daquelas previstas para a formação do cadastro reserva.
As provas foram realizadas no bloco D do Centro de Aulas da (UFG) e tiveram quatro horas de duração. O concurso visa formar uma nova geração de profissionais para resolver conflitos de maneira pacífica para atuar nas unidades no Poder Judiciário de Goiás, abrangendo o primeiro e segundo grau de jurisdição. O processo foi destinado a pessoas com formação de nível superior e com certificado em conciliação e medicação judicial.
O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, ressaltou a importância do processo seletivo para o Tribunal, mas principalmente para atender melhor a sociedade. “Este concurso não é apenas uma oportunidade para selecionar novos mediadores, mas também uma afirmação do nosso compromisso com a excelência e a inovação. A alta performance da mediação no TJ reflete o esforço contínuo de todos os envolvidos e a dedicação em oferecer uma prestação jurisdicional célere, justa e acessível”, pontuou Carlos França.
Oportunidade para avançar
“Nossa meta sempre foi transformar a mediação em uma ferramenta ainda mais eficaz na resolução de conflitos, e os resultados recentes comprovam que estamos no caminho certo”, declarou o Coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes. Segundo ele, a chegada dos novos mediadores representa um passo significativo para a promoção da conciliação no TJGO e ao mesmo tempo reconhece e profissionaliza a função do mediador, que contribui para que se ofereça soluções rápidas para a sociedade.
Divulgação do Gabarito
De acordo com o edital, o gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira (26) e o resultado final no dia 6 de setembro. Após o resultado final da prova objetiva, os candidatos e candidatas convocados realizarão a prova de títulos. O resultado final do processo seletivo está programado para ser divulgado dia 19 de novembro de 2024. (Texto: Agnes Geovanna - Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO).