O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) lançou uma nova funcionalidade em seu portal: a pesquisa por voz. A iniciativa faz parte do projeto “Simples e Fácil”, que busca tornar o Judiciário mais inclusivo, utilizando uma comunicação mais acessível e de rápida compreensão. A ideia da ferramenta surgiu durante uma oficina realizada pelo Laboratório de Inovação (Inovajus), que identificou essa funcionalidade como uma oportunidade de melhoria do portal. Agora, os usuários podem realizar consultas no site de forma rápida e prática, apenas utilizando comandos de voz.

“Essa nova ferramenta representa um importante avanço na nossa constante busca por mais acessibilidade e inclusão nos nossos serviços. Nosso objetivo é tornar o acesso à Justiça mais fácil e eficiente para todos os cidadãos”, afirmou o desembargador Carlos França, chefe do Poder Judiciário goiano.

Veja como funciona
Para usar a nova funcionalidade, o usuário deve acessar o portal do TJGO e clicar no ícone de microfone localizado na barra de pesquisa. Em seguida, basta falar o que deseja buscar, como “consulta de andamento de processo” ou “verificar audiências”. O site processa a solicitação e apresenta os resultados de forma automática.

Simples e Fácil
A coordenadora do projeto de linguagem simples e acessibilidade do TJGO, juíza auxiliar da Presidência Lidia de Assis e Souza, ressaltou a importância do novo recurso. “A implementação da pesquisa por voz está alinhada com nosso compromisso de promover a acessibilidade e o uso de linguagem compreensível em todos os nossos canais. É mais um passo para garantir que todos possam acessar a Justiça de forma clara e direta.”

Inovajus como ferramenta de evolução
“No Inovajus, buscamos constantemente identificar e implementar melhorias que impactem positivamente a vida dos cidadãos. A pesquisa por voz é um exemplo de como a inovação pode transformar a experiência do usuário”, ressaltou a juíza auxiliar da Presidência, Jussara Louza, responsável pelo Laboratório de Inovação.  O INOVAJUS é um ambiente colaborativo de trabalho, tem como missão auxiliar a gestão do conhecimento dos diversos atores da Justiça para a convergência de soluções que auxiliem o Poder Judiciário a alcançar seu objetivo. O laboratório faz parte da estrutura da Diretoria de Planejamento e Inovação. 

Tecnologia e eficiência
O juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino, que acompanha os projetos de tecnologia do TJGO, destacou a importância da inovação incorporada. “Agradeço a toda a equipe de tecnologia pela busca eficiente em um tempo bastante curto para incorporar essa nova funcionalidade. O desenvolvimento envolveu complexos estudos, testes e várias reuniões, porém, a ferramenta foi colocada em produção com rapidez e eficiência.”

O magistrado ainda revelou que a equipe também está em fase de estudos para implantar pesquisa por voz no Projudi.

Garantia de acesso
A gestora do Núcleo Técnico de Internet, Intranet e Design (NTIID) do TJGO, Eunice Alves Lopes, explica que o “comando de voz, uma das ferramentas mais inovadoras no campo da acessibilidade, permite que pessoas com deficiências visuais ou motoras acessem o conteúdo online de forma mais fácil e eficiente. Basta um simples clique no ícone do microfone na barra de pesquisa, e a partir daí, os usuários podem comandar o site com a voz, tornando a experiência mais dinâmica e eficiente para todos.”

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço